Safra vê ‘riscos regulatórios e operacionais’ na tese de Sanepar (SAPR11)

A combinação de uma crise hídrica no Paraná e do processo de segunda revisão tarifária foi o bastante para a equipe de research do Safra adotar uma postura Neutra para as ações da Sanepar (SAPR11), com target de 25,80, dados os “riscos regulatórios e operacionais crescentes à frente”ce.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

A Companhia de Saneamento do Paraná alertou no início do mês para uma emergência hídrico no estado. A Sanepar opera com 54% do reservatório total e em regime de rotação. De acordo com relatório do Safra, caso os reservatórios atinjam 80% da capacidade total, a rotação deve ser suspensa, mas, se a crise chegar a um nível extremo, a companhia pode adotar medidas mais severas.

Para mitigar os riscos, a estatal paranaense está construindo um reservatório adicional, com capacidade total de 38 bilhões e custo estimado de R$ 160 milhões.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

No que tange à regulamentação, a Sanepar está em processo de segunda revisão tarifária. Em janeiro de 2021, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) divulgou os números preliminares, os quais vieram abaixo das estimativas dos analistas do Safra e implicam em riscos financeiro para a empresa, segundo o relatório.

A Sanepar negocia hoje a 0,68x EV/RAB, contra uma média histórica de 0,8x. “Melhorias substanciais em termos de Revisão Tarifária são necessárias antes de reclassificarmos as ações”, avaliou o Safra.


https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

O banco espera que a empresa não deve questionar os resultados da 1ª fase e que base incremental seja discutida na prévia da 2ª fase até abril de 2022.

Última cotação de Sanepar

A unit da Sanepar fechou o pregão desta quinta-feira (27) em alta de 0,58%, a R$ 20,64. Por sua vez, o Ibovespa, índice de referência da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), registrou avanço de 0,30%, encerrando a 124,366,57 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião