Grana na conta

IBGE: Safra de grãos terá aumento de 1,9% em 2019

A safra de grãos no Brasil deve chegar a 230,7 milhões de toneladas em 2019, o que representa uma alta de 1,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

No total, a safra de grãos deve ter um acréscimo de 4,2 milhões de toneladas. O estudo foi divulgado nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e faz parte do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA).

Saiba mais: Exportações do agronegócio batem recorde e ultrapassam US$ 100 bi

Apesar do crescimento verificado na comparação com as projeções colhidas em 2018, o LSPA caiu 1,2% em relação ao terceiro prognóstico, divulgado em janeiro. De acordo com o gerente da pesquisa, Carlos Alfredo Guedes, a queda foi ocasionada pela falta de chuva nas regiões produtoras.

“A produção de soja caiu em aproximadamente 4 milhões de toneladas por causa dos problemas climáticos, sobretudo no Paraná e no Rio Grande do Sul. O Paraná, inclusive, deixou de ser o segundo estado mais produtor de soja do país, com o Rio Grande do Sul assumindo o seu lugar”, destacou.

Segunda maior safra

Caso os números se confirmem, a safra será a segunda maior da série do LSPA, iniciada em 1975. Em 2017, o Brasil registrou a maior colheita da história. A produção agrícola chegou a 238,26 milhões de toneladas.

As regiões que mais produziram foram:

  • Centro-Oeste (101 milhões de toneladas) – 44,2%
  • Sul (77,5 milhões de toneladas) – 33,6%
  • Sudeste (23,1 milhões de toneladas) – 10%
  • Nordeste (18,9 milhões de toneladas) – 8,2%
  • Norte (9,3 milhões de toneladas) – 4%

Guedes diz que o aumento de 1,9% em comparação com 2018 foi puxado pelas expectativas da colheita de milho, que foi adiantada neste ano. A área plantada cresceu 3,6% em 2019 e a produção do grão subiu 9,9%.

“A soja foi plantada mais cedo ano passado, com isso teremos um período maior da chamada janela de plantio para o milho 2ª safra. Isso possibilita menor risco para o desenvolvimento das lavouras”, explicou o Guedes.

Saiba mais: Exportações do agronegócio batem recorde e ultrapassam US$ 100 bi

Juntos, soja e milho representam 88,5% da produção agrícola brasileira. Em seguida vem o arroz, com 4,8% da safra de grãos.

 

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião