Sabesp (SBSP3): Governo de São Paulo lança guia de desestatização da companhia

Em meio à operação de desestatização da Sabesp (SBSP3), o Governo de São Paulo lançou nesta terça-feira (5) um guia informativo elucidando os principais pontos da mudança. No material, a população pode encontrar os benefícios aos cidadãos e a ampliação dos investimentos no Estado provenientes do modelo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O plano atual da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) prevê, inicialmente, receber aportes de R$ 56 bilhões nos municípios atendidos até 2033. Entretanto, após a desestatização, o governo estima que os investimentos da companhia devem crescer até R$ 66 bilhões, antecipando a universalização até 2029.

Segundo a Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Resende, o objetivo do material é garantir a transparência sobre o projeto de desestatização da Sabesp, compartilhando informações nas fases do processo.

As metas do Marco do Saneamento estabeleceram chegar até 2033 com:

  • 99% da população com água potável;
  • 90% da população com esgoto coletado e tratado.

A secretária, entretanto, ressalta que optou-se “por um modelo que pode antecipar a universalização dos serviços de saneamento para 2029, além de garantir mais investimentos para todo o sistema aliado à redução tarifária.”

Em comunicado oficial, a Secretária de Meio Ambiente informou que, com a desestatização da Sabesp, serão beneficiadas 10 milhões de pessoas, até 2029 – sendo 1 milhão de novos usuários de áreas rurais, irregulares consolidadas ou comunidades tradicionais.

O guia informativo também aponta que os atuais trabalhadores da Sabesp também terão novas oportunidades para trilhar sua carreira dentro do otimismo da companhia. A exemplo disso, a companhia citou os casos da Embraer (EMBR3) e Usiminas (USIM5) que, após a desestatização, se tornaram líderes de seus mercados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Desestatização da Sabesp no mercado

Atualmente, a Sabesp (SBSP3) uma empresa de economia mista, de capital aberto. Sendo assim, o estado de São Paulo detém 50,3% do capital social, e os outros 49,7% são negociados nos mercados de capitais brasileiro (na B3, desde 1998) e norte-americano (na Bolsa de Valores de Nova York, desde 2002).

Ao longo do material, a Sabesp reforça a visão de que a desestatização vem para destravar o crescimento da empresa, ampliando os investimentos para a universalização dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.

O modelo de desestatização da empresa por follow-on (oferta pública de ações da empresa), conforme informou a companhia, vai reverter parte dos recursos captados na redução imediata de tarifas.

O guia da Sabesp (SBSP3) pode ser acessado em PDF através do site oficial do Governo de São Paulo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião