Ícone do site Suno Notícias

Sabesp (SBSP3): BB-BI rebaixa recomendação após resultados decepcionantes no 4º trimestre

Sabesp (SBSP3). Foto: Divulgação.

Sabesp (SBSP3). Foto: Divulgação.

O BB Investimentos atualizou a avaliação da Sabesp (SBSP3) após a divulgação do balanço do 4º trimestre de 2021 da empresa.

Os resultados negativos tiveram o impacto da pandemia sobre a inadimplência e o avanço da inflação em relação os custos. O BB-BI diz que a Sabesp “está “incorporando a dinâmica recente de receita e custos, afetados pela revisão tarifária e pela inflação”. O relatório do banco lembra que foram atualizadas as “premissas macroeconômicas alterando levemente a taxa de desconto”.

Ainda que haja algumas alterações nas projeções da receita da Sabesp, assim como nos custos, o banco de investimentos mantém o preço alvo de R$ 50 por ação da Sabesp para o fim de 2022, mas reduz a recomendação para neutra. O potencial da alta é de 13,4% e o retorno de dividendos estimado, de 1,5%.

“As ações da Sabesp têm tido uma performance superior à do Ibovespa nos últimos 12 meses e apresentam valorização de 22% desde a nossa última revisão de preço e recomendação de compra em julho de 2021”, afirmam os analistas do BB-BI a respeito da redução. Outro ponto importante mencionado no texto é a rentabilidade abaixo do esperado nos últimos anos.

Tese de investimento para a Sabesp pelo BB-BI

A tese de investimento inicial da Sabesp realizada pelo BB Investimentos se ampara em expectativas relacionadas à:

“Apesar do resultado bem sucedido apontado pelos dois primeiros pontos, com destaque para a posição privilegiada da Sabesp frente aos novos parâmetros determinados pelo novo marco legal, ressaltamos que grande parte da evolução regulatória ainda está por vir e num ritmo menos intenso que o esperado”, observao texto.

Quando se trata da revisão tarifária, o BB-BI destaca que boa parte do ajuste necessário será feito ao longo de quatro anos de ciclo tarifário. Com a estrutura de custos atual, impactada negativamente pela pandemia e inflação, o banco projeta que nem ao final do ciclo a companhia apresentará rentabilidade (ROIC) superior ao custo médio de capital estimado.

Portanto, a revisão de preços da Sabesp foi atualizada em cima dos seguintes aspectos:

“Nossa avaliação consiste no desconto dos fluxos de caixa livres projetados para a firma para os próximos dois ciclos tarifários, considerando como valor terminal a base de ativos regulatórios estimados ao final deste período (2029)”, aponta o relatório.

Cotação

A ação da Sabesp fechou em alta de 0,67%, a R$ 45,24. Nos últimos 12 meses, os ativos acumularam ganhos de 9,79%.

Sair da versão mobile