Risco de inflação é pequeno, administrável e temporário, diz Yellen

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, afirmou neste domingo (14) que enxerga um risco pequeno para inflação no país. Além disso, caso se materialize, é administrável e temporário.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“Os preços caíram muito no ano passado, com a pandemia, e devem aumentar no movimento de recuperação econômica, mas esse choque de inflação é passageiro”, comentou a Yellen em entrevista para a emissora ABC.

A indicada do presidente Joe Biden falou que a chance de o país atingir um estado de inflação descontrolada, como aconteceu na década de 1070, é quase zero. “Nós temos uma expectativa de inflação bem ancorada, um Federal Reserve (Fed) atuante e que já aprendeu a lidar com isso no passado”, afirma.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Vamos ficar monitorando a economia, e se a inflação acontecer, temos as ferramentas para corrigir o curso.”

Nas últimas semanas, o mercado tem travado uma disputa frente à autoridade monetária estadunidense. Enquanto o Fed diz que a inflação está sob controle, os investidores precificam uma guinada dos preços na economia, o que pressionaria o BC a elevar a taxa de juros referencial antes do esperado.

As Treasuries, títulos do Tesouro norte-americano, apresentam forte alta desde o início de 2021. O papel de 10 anos, considerado o termômetro de risco mundial, passou de 0,915% na virada do ano para a casa de 1,6% nesta semana.

Inflação, novo pacote de estímulos e dívida pública

Após a aprovação do novo pacote de estímulos na ordem de US$ 1,9 trilhão, o próximo passo, na visão da secretária, é cuidar da dívida pública do país. “Em breve, vamos propor soluções para controlar a dívida”, comentou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Yellen deu a entender que o aumento de impostos é uma das possibilidades do governo, comentando que o presidente Biden já dizia na campanha que gostaria de elevar a tributação sobre super ricos, empresas, e proventos.

A secretária também elogiou o pacote aprovado na última semana, salientando que o risco de curto prazo mais significativo para e economia americana era deixar a população desamparada por muito tempo.

“Acredito que há apoio o suficiente no pacote para aliviar o sofrimento dessas pessoas e apoiar a recuperação da economia”, disse. “Tenho esperança que, derrotando a pandemia, voltaremos a ter o pleno emprego no ano que vem.”

Na última quarta-feira (10), foi divulgado o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), que mede a inflação nos Estados Unidos. O indicador registrou uma alta anualizada de 1,7% em fevereiro, ficando em linha com a expectativa de especialistas do mercado. No mês, a inflação ficou em 0,4%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião