Riachuelo retira peças de circulação após associação com nazismo

A Riachuelo, da Guararapes (GUAR3), está retirando de suas lojas e do e-commerce um conjunto de roupas que gerou críticas nas redes sociais. As críticas vieram por conta de um conjunto com uma camisa e uma calça listrados em branco e azul, associado por internautas aos uniformes dos campos de concentração nazistas. As informações foram publicadas pelo G1 e confirmadas pelo Estadão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Uma das postagens, no X – antigo Twitter-, já beira as 120 mil curtidas e foi visualizada 5,2 milhões de vezes. No post, a internauta Maria Eugênya diz que ‘falta noção e aula de história’ aos estilistas da Riachuelo.

A internauta é especialista em cultura material e consumo, e semiótica psicanalítica da USP. Maria também destacou “puro cinismo” a decisão de colocar o “uso estético acima de crítica ou memória histórica”.

Em resposta à polêmica, a Riachuelo divulgou uma nota onde reconhece que a escolha do modelo e da cartela de cores “realmente foi uma infelicidade”.

A empresa afirmou que não teve a intenção de fazer alusão a um período histórico marcado por graves violações aos direitos humanos e que está retirando todas as peças de suas lojas e do e-commerce.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Veja nota da Riachuelo na íntegra

A nota também contém um pedido de desculpas às pessoas que se sentiram ofendidas pelo produto. Confira abaixo o comunicado na íntegra.

“Nós, da Riachuelo, prezamos pelo respeito por todas as pessoas, e esclarecemos que, em nenhum momento, houve a intenção de fazer qualquer alusão a um período histórico que feriu os direitos humanos de tanta gente. A escolha do modelo das peças e da cartela de cores realmente foi uma infelicidade, e gostaríamos de reforçar que todas as peças já estão sendo retiradas das nossas lojas e e-commerce. Entendemos a sensibilidade do assunto, agradecemos o alerta trazido pelos nossos consumidores e pedimos desculpas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas pelo que o produto possa ter representado.”

Até a publicação desta matéria, a Riachuelo não detalhou se tomará medidas adicionais após a retirada das peças de circulação.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião