Riachuelo (GUAR3) quer avançar no espaço digital e brigar com concorrência chinesa, diz jornal

A Riachuelo, empresa da holding Guararapes (GUAR3), pretende aumentar o espaço que ocupa no setor em busca do título de “Magalu da moda” e já tem um plano de ação: indicar Nicola Calicchio, ex-head da McKinsey no Brasil e ex-chief strategy officer do Softbank Latin America Fund para o conselho diretor. As informações são do Brazil Journal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A indicação, entretanto, depende de aval dos acionistas da Riachuelo, em assembleia marcada para o fim de abril.

Além do assento no conselho, Calicchio deve liderar também um comitê de transformação digital, que irá incluir os três acionistas controladores, o presidente da Riachuelo e o chefe de tecnologia da empresa (CTO).

A missão do grupo é montar um “superapp” de moda – objetivo que a companhia tem todas as condições de alcançar, mesmo diante da competição chinesa, defende Flavio Rocha, presidente da companhia.

Segundo o executivo, “a [Riachuelo] tem um data lake [dados sobre o consumo de clientes] muito profundo, construído ao longo de décadas, e isso os chineses não têm.

“A gente sabe fazer crédito, e os chineses, não. A gente tem lojas físicas, que é central para um modelo de omnicanalidade, e eles também não têm isso”, adicionou Rocha. “O que eles têm, e nós temos que aprender, é a visão de plataforma.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“O cenário concorrencial mudou completamente porque o varejo está se globalizando”, disse o presidente da Riachuelo. “Antigamente, varejo era um dono de loja olhando o concorrente do outro lado da rua e trocando umas flechadas… Hoje, o cara manda um míssil lá de Guangzhou e acerta em Marília.”

Para o executivo, ainda que Riachuelo, Renner (LREN3) e C&A (CEAB3) sejam as maiores empresas do setor, isso não significa que não seja possível ampliar o market share de cada uma de 3% a 30%. “Mas você não vai virar esse monstro organicamente… É hora de construir pontes, fazer M&As”, defende.

E é neste posto que a função de Calicchio será importante. Segundo Rocha, “o Nicola vem com esse desafio de construir essas pontes, voltar a empresa para fora, sair do incremental para o exponencial,” disse ele. “Já temos as peças de xadrez, agora é aprender a jogar.”

Nesta quarta-feira (23), as ações da Guararapes, dona da Riachuelo, têm valorização de 5,40%, negociadas a R$ 10,73, entre as dez maiores altas do dia de small caps.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Pedro Caramuru

Compartilhe sua opinião