Resumo da terça-feira em política e negócios: Ibope suspenso, fechamento do capital da Multiplus

Dúvidas causadas pela inclusão do nome de Lula (PT) causaram a suspensão da divulgação dos resultados da pesquisa do Ibope, prevista para a noite de ontem, e no cancelamento do levantamento desta semana da pesquisa Datafolha.

O Ibope foi ao TSE para indagar se poderia lançar os resultados da pesquisa mesmo que ela não tenha seguido à risca o modelo de quando foi aprovada. Originalmente, ela continha perguntas sobre Lula, mas, com a candidatura do candidato barrada, a pesquisa não as utilizou. Assim, a incompatibilidade entre o modelo da pesquisa e sua execução poderia causar problemas. O Datafolha cancelou a pesquisa que realizaria entre 4 e 6 de setembro por motivos semelhantes, e registrou uma nova que será divulgada no dia 10.

O mundo corporativo apresentou várias novidades entre ontem e hoje, também. Talvez a maior delas seja o fato de que a Latam decidiu não renovar seu contrato com a empresa de programas de fidelidade Multiplus, que terá seu capital fechado. A controladora atribui preço de R$27,22 por ação na OPA, a média ponderada dos últimos 90 pregões com ajuste por dividendos. Isso representa um valor 11,6% mais alto que o do último fechamento, em R$24,40.

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) rejeitou pedidos da Fibria para interromper o prazo de convocação de uma assembleia de acionistas da firma, marcada para 13 de setembro. Um dos grandes motivadores para a assembleia é a consideração dos acionistas à proposta de fusão da Fibria com a Suzano, anunciada em março.

A Agência Nacional do Petróleo aprovou a participação de 6 companhias petrolíferas na 5a Rodada de Licitação do pré-sal, no regime de partilha de produção. São elas: Petrobras, Chevron (EUA), CNOOC (China), Ecopetrol (Colômbia), Equinor (Noruega), e ExxonMobil (EUA).

A Eldorado Celulose afirmou que a sua venda por parte da J&F Investimentos para a Paper Excellence foi cancelada após o prazo do acordo expirar sem a efetivação do negócio. A compradora holandesa, no entanto, informou que vai defender seus direitos e considera a medida unilateral.

O Itaú Unibanco anunciou uma parceria com a Ticket Serviços, do ramo de benefícios aos trabalhadores. O banco fará um investimento minoritário de 11% na empresa, com aumento de capital a ser integralizado com aporte de caixa e acordo de exclusividade sobre a distribuição dos produtos da empresa.

Daniel Quandt

Compartilhe sua opinião