Reforma da Previdência poderá ser discutida hoje na CCJ da Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos deputados tem reunião marcada nesta segunda-feira (15), às 14h. A reunião tem a finalidade de discutir a proposta da reforma da Previdência. Entretanto, os partidos conhecidos como “Centrão”, discutem um possível adiantamento.

Na CCJ, os deputados analisam se o que foi proposto pelo presidente Jair Bolsonaro está de acordo com a Constituição. O mérito ainda será discutido em uma comissão especial. A votação está prevista para esta semana.

No entanto, o centrão, defende que antes da aprovação da previdência é necessário discutir a proposta que aumenta os gastos obrigatórios do governo. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) já havia sido aprovado pela Câmara e pelo Senado, porém, os senadores modificaram o texto. A proposta segue para análise dos deputados.

[optin-monster-shortcode id=”npkxlwaleraa8psvnego”]

Reforma da Previdência

O presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL), informou na última sexta-feira (12) que priorizou a reforma da previdência como a primeira pauta a ser discutida. Mas o objetivo do “Centrão” é apresentar uma inversão de pauta, com a finalidade de que a comissão discuta primeiro a PEC do orçamento.

Saiba Mais: Bolsonaro assume articulação política da reforma da Previdência

Francischini calcula que se for aprovado a inversão, os debates poderão durar cerca de 20 horas. Além disso, partidos da oposição, que são contra à reforma da Previdência, prometem apresentar recursos regimentais para atrasar os trabalhos.

[optin-monster-shortcode id=”npkxlwaleraa8psvnego”]

Votação

Os deputados da oposição e aliados do governo possuem um acordo que afirma que todos oradores poderão discursar. Em troca os oposicionistas se comprometerão a não tentar impedir a discussão.

Conforme o acordo, os integrantes da CCJ terão no máximo dez minutos. Já os não membros terão até cinco minutos para discusar. Somente 20 não-membros poderão se inscrever para discursar.

Governo tenta negociar

O líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo, iniciou na última quinta-feira (11) uma articulação para garantir o parecer do deputado Marcelo Freitas sobre a reforma da Previdência.

Saiba Mais: Centrão quer atrasar reforma da Previdência; governo tenta negociar

Major em entrevista ao jornal “Valor Econômico” afirmou ter conversado com lideranças do PSD e do PRB. Acrescentou que procuraria nomes do PP e do PR para evitar o adiantamento da votação do parecer da CCJ.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião