Radar: Vale (VALE3) tem alta na produção de minério, SoftBank aumenta fatia no Banco inter (BIDI4) e Carrefour (CRFB3) vê crescimento das vendas

A  produção de minério de ferro da Vale (VALE3) totalizou 89,4 milhões de toneladas no terceiro trimestre deste ano, o que equivale a um salto de 18,1% na comparação trimestral e de 0,8% na anual.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A  mineradora divulgou hoje relatório trimestral de produção e vendas.

A produção de minério de manganês chegou a 108 mil toneladas entre julho e setembro, enquanto no mesmo período de 2020 somava 109 mil toneladas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Já a produção de carvão passou de 1,402 milhão de toneladas ao final de setembro de 2020, para 2,497 milhões de toneladas no terceiro trimestre desse ano, um salto de 78,1%.

A de níquel caiu 21,8% na comparação ano a ano, e somou 30,2 mil toneladas durante julho e setembro desse ano. Ao mesmo tempo, a produção de cobre caiu 21%, para 69,2 mil toneladas.

Em relação às vendas, a Vale apontou que as de minério de ferro cresceram 3,2% na comparação anual para 67,844 milhões de toneladas ao final do terceiro trimestre.

Já as vendas de carvão saltaram 91,9% em relação ao terceiro trimestre do ano passado, para 2,640 mil toneladas ao final de setembro desse ano.

Por outro lado, as vendas de minério de manganês da Vale caíram 74,1% na mesma base comparativa, para 111 mil toneladas métricas.

As vendas de cobre somaram 65,4 mil toneladas ao final de setembro, ante 80,6 mil toneladas vendidas um ano antes, o que representa uma queda de 18,9%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

A Vale vendeu 41,8 mil toneladas de níquel no terceiro trimestre desse ano, resultado 16,7% menor do que o anotado no terceiro trimestre de 2020.

Além da Vale, veja outras empresas que ficaram no radar nessa terça-feira:

Johnson & Johnson (JNJB34) lucra mais que o esperado no 3T21

  • A Johnson & Johnson (JNJB34) anotou um lucro liquido de US$ 3,67 bilhões no terceiro trimestre desse ano, o que corresponde a uma alta de 3,2% em relação a igual período de 2020.
  • O resultado da Johnson & Johnson equivale a um ganho por ação ajustado de US$ 2,60, superando a previsão de analistas consultados pela FactSet, de US$ 2,35.
  • as vendas totais da empresa subiram de US$ 21,082 bilhões entre julho e setembro do ano passado a US$ 23,338 bilhões no mesmo intervalo do exercício atual.
  • Os ganhos da companhia foram impulsionados pela divisão farmacêutica, embalada pelas vendas da vacina contra o coronavírus, embora o produto seja comercializado sem objetivo do lucro. Nessa área, as vendas totais se elevaram 13,8% na base comparativa em questão.

Pismo capta US$ 118 mi em rodada coliderada pela Amazon (AMZO34)

  • A startup brasileira Pismo levantou US$ 118 milhões (cerca de R$ 660,8  milhões) por meio de uma rodada de financiamento Série B.
  • A rodada foi liderada pelo SoftBank, Amazon (AMZO34) e Accel, que levantaram US$ 108 milhões. A Pismo conseguiu captar US$ 118 milhões ao todo, já que a Falabella Ventures, Headline, PruVen e Redpoint também fizeram parte do financiamento.
  • Com os recursos levantados com a recente rodada de investimentos, a Pismo pretende ir além da Améica Latina e expandir seu negócio para outras regiões, e agilizar seu desenvolvimento, conforme o CEO contou ao TechCrunch.
  • A Pismo é uma empresa global com sede em São Paulo, com escritórios nos Estados Unidos e Reino Unido. Alguns de seus clientes são da Ásia. Josua destacou que os principais concorrentes da startup são “jogadores globais”.

Carrefour (CRFB3): vendas têm alta de 7,7% no terceiro trimestre, para R$ 20,8 bi

  • As vendas do Grupo Carrefour Brasil (CRFB3) alcançaram no terceiro trimestre uma alta de 7,7%, comparada ao mesmo período no ano passado. Em números absolutos, as vendas atingiram R$ 20,8 bilhões.
  • A gasolina, vendida nos postos da rede, foi um destaque no trimestre — se fosse tirada do resultado, o aumento seria de apenas 6,6%.
  • O Carrefour diz que o crescimento do Atacadão é composto por vendas em mesmas lojas positivas em 2,7%, além de uma contribuição de 11,6% vinda de lojas que ainda não estavam abertas 12 meses atrás, ou seja, fruto da expansão física da bandeira.
  • “Esse desempenho é ainda mais relevante considerando que se deu sobre a mais forte base de comparação de 2020, quando as vendas brutas cresceram 27,3% no terceiro trimestre de 2020 (29,9% sem gasolina), e que continuamos em um ambiente extremamente volátil e com deterioração do poder de compra dos consumidores: a inflação alimentar dos últimos 12 meses continuou persistentemente elevada em 14,7% em setembro, de acordo com os dados IBGE”, diz o Carrefour.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

CBA (CBAV3) cria unidade de negócio para gerir ativos de geração de energia

  • A CBA, Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3), informou hoje, em comunicado, a decisão de criar uma unidade de negócio específica para gerir seus ativos de autogeração de energia.
  • Dessa forma, a CBA passa a gerir internamente a operação das suas 21 usinas hidrelétricas, até então geridas pela Votorantim Energia em contrato de prestação de serviço. O movimento reforça o posicionamento da companhia como auto produtora de energia“, disse a empresa na nota.
  • Segundo a companhia, a transferência da gestão dos ativos hidrelétricos será feita gradativamente até janeiro de 2022,  “envolvendo empregados, fornecedores e clientes, valorizando e respeitando as pessoas, a diversidade de culturas e ideias, construindo uma base sólida para crescimentos futuros”.

Netflix (NFLX34): lucro líquido tem alta de 83,4%; número de assinantes chega a 4,38 mi e vem acima do esperado

  • A Netflix (NFLX34) teve lucro líquido de US$ 1,449 bilhão no terceiro trimestre, o que representa alta de 83,4% em relação ao resultado do mesmo período no ano passado.
  • O lucro ajustado por ação ficou em US$ 3,19, acima da projeção da FactSet, que era de US$ 2,56.
  • A receita teve crescimento de 16,27% de julho a setembro, a US$ 7,483 bilhões, também em relação ao terceiro trimestre de 2020, acima do consenso do mercado.
  • No trimestre, a plataforma de streaming registrou um aumento líquido de 4,38 milhões em sua base de assinantes, acima dos 2,2 milhões de igual período do ano passado. O resultado também é superior ao esperado pelo mercado e pela própria companhia, que estimava salto para 3,5 milhões.
  • No total, a Netflix soma 213,6 milhões de assinaturas pagas.
  • No guidance para o quarto trimestre, a empresa projeta lucro líquido de US$ 365 milhões e receita de US$ 7,712 bilhões. Além disso, a empresa espera acumular 8,50 milhões de novos assinantes líquidos de outubro a dezembro.

Positivo (POSI3) é única habilitada em licitação para fornecer até 176 mil urnas eletrônicas

  • A Positivo (POSI3) foi confirmada como a única empresa habilitada no novo processo licitatório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o fornecimento de até 176 mil novas urnas eletrônicas, além de outros produtos e serviços relacionados para as eleições de 2022.
  • A licitação é composta por mais duas etapas, que consistem nas avaliações da proposta técnica e do modelo de engenharia da urna eletrônica e, depois da decisão sobre a qualificação técnica pelo Tribunal Superior Eleitoral, a proposta de preços apresentada pela Positivo.
  • A companhia ressaltou que precisará passar e cumprir todas as regras estipuladas no edital do TSE para evitar desclassificação e o resultado será declarado somente após cumprimento de todos os requisitos e etapas.
  • As compras servirão ao processo de substituição das máquinas da Justiça Eleitoral para as eleições do próximo ano e para complementar o quantitativo a fim de suprir o eventual crescimento do número de votantes no ano que vem.
  • Além das urnas eletrônicas, a Positivo, caso vencedora, será responsável por outros produtos e serviços, como o fornecimento de peças de reposição das urnas eletrônicas; o desenvolvimento dos modelos dos equipamentos e do software básico; a garantia das urnas fabricadas; as mídias de Aplicação e de Resultado; a elaboração do projeto para embalagem das máquinas; os documentos técnicos de especificação; e o treinamento, por meio de kits de desenvolvimento de firmwares.

Azul (AZUL4) retorna a quatro cidades e expande para mais 11 destinos no Paraná

  • A Azul (AZUL4) anunciou um plano de expansão no Paraná. Ponta Grossa, Toledo, Pato Branco e Guarapuava, atendidas pela aérea antes da pandemia, voltam a receber voos em dezembro e contam com comercialização de passagens nos canais oficiais da empresa a partir de hoje.
  • A retomada das frequências nos quatro destinos se soma às operações que a Azul já realiza em Curitiba, Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina e Maringá, totalizando nove cidades.
  • Os voos da Azul para Ponta Grossa, Toledo, Pato Branco e Guarapuava serão cumpridos três vezes por semana, com as aeronaves modelo ATR 72-600, para 70 clientes.
  • A partir de março de 2022, a expectativa da companhia é estar presente nestas cidades com frequências diárias.
  • A companhia planeja servir mais onze regiões no Paraná, sendo Umuarama com os aviões ATR da Azul, e Guaíra, Paranavaí, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, União da Vitória, Cianorte, Campo Mourão, Têlemaco Borba, Arapongas e Apucarana com os Cessna Gran Caravan, para nove clientes, da sub-regional Azul Conecta.
  • Com isso, a empresa teria 20 destinos atendidos no Paraná, recorde que o tornaria o Estado com o maior número de cidades operadas pela companhia no Brasil.

SoftBank aumenta participação no Banco Inter (BIDI4) após quedas das ações na Bolsa

  • Após quedas sucessivas na Bolsa de Valores (B3), o SoftBank aumentou a sua participação no Banco Inter (BIDI11), comprando um montante de 4,4 milhões de units do banco, equivalente a R$ 220 milhões.
  • As ações do Banco Inter já caíram cerca de 22% em setembro. Agora, o SoftBank tem 15% do capital social do banco, avaliado em cerca de R$ 41 bilhões de valor de mercado
  • O principal driver da queda dos papéis do Inter foi um rumor de que a sua carteira de crédito estaria mal provisionada. Na época, em meados de setembro, analistas do Itaú BBA chegaram a publicar um relatório sobre o tema, afirmando que esse boato “tinha muito mais de ficção do que de realidade”.

Da Vale ao Banco Inter, essas foram as empresas que se destacaram hoje. Para ler todas as matérias clique aqui.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião