Qsaúde investe em parcerias para crescer em nicho desassistido de planos de saúde

Saúde é questão de cuidado e prevenção, não de emergência. Esse é o pensamento da Qsaúde, startup que opera planos de saúde individuais para mais de 8 mil clientes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

O mercado de planos de saúde brasileiro conta com cerca de 48 milhões de beneficiários, em sua maioria contratados por planos corporativos. Fundada em 2020, em meio à pandemia, a Qsaúde nasceu com o objetivo de ampliar os planos individuais para revitalizar o mercado de saúde e oferecer opções aos brasileiros.

Os planos de saúde individuais e familiares são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e oferecem maior previsibilidade financeira e dão mais proteção ao consumidor ao controlar os reajustes anuais, por exemplo.

Segundo Vanessa Gordilho, diretora-geral da Qsaúde, muitas pessoas acreditam ter um plano individual, mas estão inseridas em planos corporativos ou familiares que não atendem suas necessidades: “Um plano de saúde não é só para a hora do desespero, da emergência, mas sim para trabalhar a prevenção e o cuidado.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

É nessa linha de cuidado diferenciado que a startup de planos de saúde busca se destacar no mercado. Para isso, a Qsaúde trabalha com três linhas de referência para estruturar seus planos individuais. São elas: atenção primária, diagnósticos e hospitais.

Os três tópicos foram selecionados com base na experiência do fundador da startup, José Seripieri, antigo dono da Qualicorp (QUAL3). Além disso, a startup alia inteligência de dados para oferecer um acompanhamento mais efetivo aos beneficiários.

Qsaúde é “Qcuidado”

O modelo de negócio da Qsaúde precisa trabalhar a mudança de hábito em seus beneficiários, explica Gordilho. O objetivo é explicar aos clientes que cuidar da saúde não passa somente pelo atendimento emergencial em casos extremos, mas, principalmente, pelos atendimentos preventivos.

Nesse processo, o beneficiário conhece a metodologia, tem uma primeira consulta e é direcionado para a jornada do cuidado, em que se trabalham os diagnósticos. “O processo pode resultar em ações simples ou encaminhamento para os especialistas, se for o caso. É assim que temos uma atenção primária preventiva”, diz a diretora-geral.

Um dos diferenciais da startup está no objetivo de crescimento aliado à parceiros. Por isso, a Qsaúde não possui e nem ambiciona ter clínicas próprias e hospitais, mas sim firmar parcerias com redes renomadas e bem credenciadas.

Entre os parceiros hospitalares da Qsaúde estão:

  • InCor,
  • Hospital Albert Einstein,
  • HCor,
  • Hospital e Maternidade Santa Maria, e
  • Hospital Oswaldo Cruz.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Além do atendimento hospitalar, a parceria também disponibiliza teleatendimento 24 horas, 7 dias da semana, com médicos de família das clínicas Einstein e da Cia. da Consulta. “Nosso objetivo é ter bons parceiros, não em um plano de saúde premium, mas com acesso para todos.”

Dentro desse parâmetro, o plano de saúde individual mais barato da startup é o Qfácil, com mensalidade a partir de R$ 163,93.

A startup também conta com grupo de enfermeiros para atendimento a domicílio, equipes de médicos para teleatendimento e também em áreas de diretoria para inovação, auditorias e acompanhamento dos beneficiários.

Benefícios saudáveis

Em linha com o conceito de cuidado preventivo da saúde, a Qsaúde também buscou outras formas de parcerias para conceder benefícios aos seus clientes.

O primeiro deles é a parceria com a rede de academias Smart Fit (SMFT3). Os beneficiários Qsaúde têm direito a três meses gratuitos na academia.

Em seguida, vem o benefício nas farmácias da rede Raia Drogasil (RADL3), com descontos de 20% para medicamentos de marca e de 30% para medicamentos genéricos.

Por fim, clientes que têm filhos podem contar com atendimento pediátrico 24 horas, em qualquer momento do dia, por meio de um serviço adicional concedido pela Qsaúde, disponível no aplicativo da operadora, que pode ser adicionado a qualquer plano de saúde.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Mais parcerias com a AWS

“A Qsaúde acredita muito no modelo colaborativo para oferecer mais inovação e crescimento”, diz Gordilho. Em vista disso, um outro parceiro, dessa vez tecnológico, da startup é a Amazon Web Services (AWS).

Atualmente, a Qsaúde conta com a infraestrutura de nuvem da AWS para gerir seu sistema e já está de olho em expandir os serviços utilizados. Para 2022, a startup quer lançar novas funcionalidades em seu aplicativo, mas também deixar a experiência de acesso do cliente mais fluida e fácil.

“Nosso lema de mudar o hábito de cuidado do brasileiro não é simples, mas a tecnologia é uma aliada poderosa e nos dá mais possibilidades. É uma forma de impactar as pessoas de forma diferente e mais direta”, diz a diretora-geral da Qsaúde.

As ideias são muitas, brinca Gordilho, ao citar funcionalidades para controle de sono, de hidratação, entre outros cuidados com a saúde de forma interativa. “Precisamos dos parceiros corretos para inovações desse tipo”.

Por meio do marketplace de startups da AWS a diretora-geral acredita que será mais fácil encontrar esses parceiros. A Qsaúde tem atuação na capital paulista, Barueri, Guarulhos, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Osasco e Taboão da Serra.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião