Produção de veículos cresce em setembro e é a maior em dez meses

A produção de veículos das montadoras teve alta de 4,4% em setembro, na comparação com o mês de agosto. Foram 220,2 mil unidades saindo das linhas de montagem, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (7) pela Anfavea, entidade representante da indústria nacional de veículos. Os dados da produção incluem de carros de passeio a utilitários leves, caminhões e ônibus.

Com a alta, a produção de veículos foi a maior em dez meses, o que mostra que o setor está se recuperando após o choque da pandemia de coronavírus (Covid-19). Desde novembro do ano passado, quando as montadoras produziram 227,5 mil unidades, a fabricação de veículos não chegou a um patamar tão alto. Entretanto, mesmo com a recuperação, a produção caminha a passos mais lentos do que em 2019 devido, principalmente, ao impacto da pandemia.

Frente ao mês de setembro de 2019, a produção de veículos teve queda de 11%. No acumulado deste ano até setembro, a produção de 1,33 milhão de veículos foi equivalente a um recuo de 41,1% em comparação com os nove primeiros meses do ano passado.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Em relação aos segmentos, a produção de carros de passeio e utilitários leves, como picapes e vans, teve alta de 3,4% na comparação de setembro com agosto, chegando a 208,8 mil unidades em setembro. Frente ao mesmo mês do ano passado, houve queda de 11% no segmento.

A produção de caminhões, de 9,4 mil unidades em setembro, teve alta de 28,9% frente a agosto e recuou 9,4% ante a setembro de 2019.

A produção de 1,96 mil ônibus representou um avanço de 14,3% em relação a agosto. Frente a setembro de 2019, a produção de coletivos teve queda de 18,8%.

Além da produção de veículos, as vendas também aumentaram em setembro

As vendas de veículos novos no País tiveram, em setembro, o melhor volume do ano, com 207,7 mil unidades licenciadas, uma alta de 13,3% em relação ao mês de agosto. Os dados consideram carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

Mesmo com a alta nas vendas de veículos, o mercado segue abaixo do padrão pré-pandemia. Frente ao mês de setembro do ano passado, as vendas tiveram queda de 11,6%. Já no acumulado do ano até setembro, a queda foi de 32,3%, com 1,37 milhão de veículos vendidos nos nove meses, de acordo com a Anfavea. O aumento na produção de veículos e, também, nas vendas mostra que o setor está se recuperando do forte impacto sofrido após a chegada do coronavírus ao Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião