Balanços da semana

“Tenho vontade de privatizar Petrobras (PETR4)”, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que tem vontade de privatizar a Petrobras (PETR4) em meio a tantas críticas sobre o aumento nos preços dos combustíveis e do gás de cozinha. A fala aconteceu na manhã desta quinta-feira (14) em entrevista à rádio evangélica “Novas de Paz”, de Recife (PE). A fala do presidente foi:

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“É muito fácil [falar]: aumentou a gasolina, culpa do Bolsonaro. Eu já tenho vontade de privatizar a Petrobras, tenho vontade. Vou ver com a equipe econômica o que a gente pode fazer”, disse o presidente.

Com isso, os papéis da estatal de petróleo avançaram no início das operações no Ibovespa, após a abertura da bolsa de valores.

Às 10:30, a ação preferencial da Petrobras subia 1,11%, sendo negociada a R$ 29,95. Já as ações ordinárias (PETR3) subiam 1,01% no mesmo horário, valendo R$ 30,58.

Ao mesmo tempo, o Ibovespa operava entre perdas e ganhos, perto da estabilidade. No mesmo horário, o principal índice de ações do País caía 0,06%, aos 113.306 pontos.

Em sua entrevista, Bolsonaro ainda destacou que zerou o imposto do gás de cozinha no primeiro semestre deste ano, mas ainda assim o preço aumentou. “Não posso controlar, melhor direcionar o preço. Mas quando aumenta, a culpa é minha apesar de ter zerado o imposto federal”, disse.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Não seria melhor privatizar?”

Na tarde de ontem, o presidente da Câmara dos Deputador, Arthur Lira, foi pelo mesmo caminho do presidente ao questionar o papel da Petrobras no mercado brasileiro. “Não seria o caso de privatizar a Petrobras?“, perguntou.

Segundo Lira, a estatal atua hoje num “limbo entre o público e o privado”, e criticou o “monopólio absurdo” que a empresa tem no mercado de gás.

Para o presidente da Câmara, a Petrobras, apesar de ter uma parte de capital privado, é “predominantemente pública e, por essa razão, é importante rever sua política de investimento energético”.

Leia mais:

Essa matéria está em atualização. 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião