Privatização dos Correios: Projeto será enviado entre hoje e amanhã

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou nesta quarta-feira (24) que a revisão do projeto de lei de privatização dos Correios está sendo finalizada na Casa Civil e será enviado ao Congresso entre hoje e amanhã. A informação é do Valor Econômico.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

De acordo com o jornal, após a queda das ações da estatal, em função da crítica realizada pelo presidente Jair Bolsonaro sobre a política de preços da Petrobras (PETR4) e o comentário sobre trocar seu presidente, o governo tenta mostrar que continua comprometido com a agenda econômica liberal.

Além disso, o governo enviou a privatização da Eletrobras (ELET3) por medida provisória na última terça-feira e sancionará nesta quarta-feira o projeto de lei que dá autonomia ao Banco Central (BC).

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Com Correios e Eletrobras, governo prevê privatização de 9 estatais em 2021

O Ministério da Economia divulgou nesta quarta-feira (2) um cronograma para 2021 prevendo a privatização de nove empresas, entre as quais a Eletrobras e os Correios.

Segundo documento divulgado após reunião do conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), o governo federal planeja realizar leilões de desestatização da seguintes companhias estatais no próximo ano:

  • Eletrobras;
  • Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF);
  • Empresa Gestora de Ativos (Emgea);
  • CeasaMinas;
  • Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb);
  • Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Minas Gerais (CBTU-MG);
  • Correios;
  • Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa);
  • Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

No caso dos Correios e da Eletrobras, os dois certames ainda dependem de aprovação do Congresso para serem tocados, sendo que o projeto de lei que irá permitir a desestatização da empresa entregas ainda nem foi enviado pelo governo ao Legislativo.

A secretária do Programa de Parcerias de Investimentos, Martha Seillier, afirmou nesta quarta-feira que o texto deve ser encaminhado nos “próximos dias”. “PL dos Correios é importante para atrair parceiro privado”, disse a secretária em coletiva à imprensa após a 14ª reunião do conselho do PPI.

A expectativa do governo é de que a privatização das duas estatais aconteça no 4º trimestre de 2021. Sobre a Eletrobras, a secretária do PPI ressaltou que o processo de capitalização é “prioridade” do governo. “A empresa não participa de leilões há anos. Não abriremos mão do objetivo para a Eletrobras“, disse Seillier.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião