Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, morre aos 99 anos

Morreu aos 99 anos o príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II. Ele nasceu na Grécia e se naturalizou britânico em 1947 ao casar-se com Elizabeth, se tornando o duque de Edimburgo. O Palácio de Windsor não revelou a causa da morte.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240-2.png

Entre fevereiro a março, o príncipe Philip enfretava o tratamento de uma infecção e um procedimento cardíaco, fazendo-o ficar quatro semanas internado. Ele recebeu alta hospitalar no dia 16 de março.

“É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor”, disse a família real britânica, em sua conta no Twitter.

O príncipe havia encerrado suas funções oficiais em 2017, pouco depois de ter sido hospitalizado e ter perdido o discurso da rainha na abertura do Parlamento recém-eleito, em junho daquele ano.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), Philip e Elizabeth estavam hospedados no Castelo de Windsor, a oeste de Londres. O duque apoiou sua esposa durante décadas sem precedentes de mudanças sociais, econômicas, políticas e crises familiares.

Enquanto ocupou o cargo de consorte britânico, o Reino Unido teve 14 primeiros-ministros, de Winston Churchill, em 1952, até Boris Johnson, atual premiê.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-4.png

Foram raras as declarações públicas do duque nos últimos anos, e ainda mais escassas foram suas relações diretas com a mídia. Anteriormente, Philip era conhecido por falar o que pensava em compromissos públicos, muitas vezes cometendo conhecidas gafes.

Durante a recessão de 1981, por exemplo, o duque disse que “todo mundo dizia que devemos ter mais lazer. Agora eles estão reclamando que estão desempregados”, ou então quando perguntou a um residente Ilhas Cayman, em 1994, se “a maioria de vocês não descendem de piratas?”.

O príncipe Philip completaria 100 anos no dia 10 de junho. Ele deixa, além de Elizabeth, seus filhos Charles, príncipe de Gales; príncipe Andrew, duque de York; príncipe Eduardo, conde de Wessex; e a filha Anne, princesa Real.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião