Ícone do site Suno Notícias

Prima Foods procotola pedido de abertura de capital na CVM

Prima Foods procotola pedido de abertura de capital na CVM

Prima Foods procotola pedido de abertura de capital na CVM

A Prima Foods protocolou nesta terça-feira (3) seu pedido para realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO) na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A empresa pertence ao empresário José Batista Júnior , ex-presidente da JBS (JBSS3).

A abertura de capital da Prima Foods será totalmente secundária. Neste caso, os recursos levantados não vão para o caixa da companhia, mas para a JBJ Agropecuária, que é o acionista vendedor dos papéis.

O BTG Pactual, o Bradesco BBI e o Santander Brasil serão as instituições financeiras responsáveis por coordenar a oferta.

No prospecto preliminar do IPO, a companhia informou que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou, em 2017, a desconstituição da aquisição da empresa pela JBJ. Atualmente, o processo tramita na 20ª Vara Federal Cível da Secção Judiciária do Distrito Federal.

Segundo a empresa, a acusação da autarquia é baseada na relação de parentesco entre José Batista Júnior e seus irmãos, que controlam a JBS.

Leia também: You Inc protocola pedido de abertura de capital na CVM

“No entendimento do Cade, esse relacionamento seria suficiente para presumir a potencial coordenação entre a JBJ, a Prima Foods, e a JBS, passando essas três empresas a atuar como uma única empresa”, informa o documento enviado para a CVM.

A companhia informou ainda que alguns de seus administradores, colaboradores e ex-funcionários são investigados pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal. As apurações são desdobramentos da Operação Carne Fraca. No entanto, a empresa salientou que não foi envolvida na época da operação.

“Em função desta investigação, a 11ª Vara Federal de Goiás autorizou, em dezembro de 2019, detenções cautelares e a realização de medidas de busca e apreensão para coleta de provas em uma das unidades da companhia e na sede administrativa da JBJ, bem como na residência de determinados funcionários e ex-funcionários da companhia e de administradores”, diz o prospecto preliminar.

Conheça a Prima Foods

No documento sobre a oferta, a Prima Foods informou que é a quarta maior produtora de carne bovina do Brasil. A capacidade de abate da companhia é de aproximadamente 2,6 mil cabeças de gado por dia. As operações da companhia acontecem em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

No ano passado, a empresa registrou receita líquida de R$ 2,072 bilhões. O montante indica alta de 7% na comparação anual. O mercado brasileiro é responsável por 35% da receita da empresa, seguido por China, com 34%, e Oriente Médio, com 13%.

A Prima Foods informou ainda que obteve lucro líquido de R$ 241,2 milhões. Na comparação anual, o valor indica alta de 12%.

Sair da versão mobile