Previdência: Maia defende que BPC fique fora da reforma

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, defendeu nesta sexta-feira (08) que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) fique fora da reforma da Previdência.

De acordo com Maia, a medida pode atrapalhar as discussões acerca da reforma da Previdência devido o desgaste político. “A gente tem que tomar cuidado para não incluir algo que, do ponto de vista fiscal, é nulo e do ponto de vista político pode ser mortal para a reforma”, afirmou. O BPC é pago a pessoas com deficiência e idosos que não possuem condições de se manter.

Saiba mais: “Não pode levar um ano para aprovar uma reforma”, diz Bolsonaro

Segundo o presidente da Câmara, a revisão da fórmula do BPC proposta pela equipe econômica ao Congresso pode “parecer uma proposta razoável, interessante, só que não é isso que a sociedade que está interpretando”. “Acho que tudo que gera dificuldade na comunicação é melhor que não seja tratado”, argumentou.

Saiba mais – Previdência: Instalação da CCJ na Câmara deve ocorrer após carnaval

Além disso, Maia disse que a BPC tem causado desconforto entre parlamentares de todos os partidos da Casa. Ele ressaltou que a revisão do benefício vai ser utilizada como argumento para dizer que a reforma irá prejudicar a população mais pobre.

Militares e a Previdência

Sobre a questão dos militares, o presidente da Câmara afirmou que a proposta com as novas regras para a previdência da categoria deve ser enviada ao Congresso nos próximos dias.

“Ontem recebi o ministro da Defesa e disse a ele que os miliares podem ter toda tranquilidade que o projeto deles será votado apenas depois da emenda constitucional [da reforma da Previdência] ser aprovada em dois turnos e encaminhada ao Senado Federal”, disse Maia.

Saiba mais – Bolsonaro volta a dizer que militares serão inclusos na reforma da Previdência

Maia acrescentou ainda que pretende instalar, pelo menos, as doze principais comissões permanentes da Casa, inclusive a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que deverá analisar a proposta da Previdência.  A reforma precisará passar por um rito que envolve três comissões no Congresso e quatro votações no plenário: dois turnos na Câmara e no Senado. Em ambos os turnos, são necessários 308 deputados e 81 senadores.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião