Presidente do Santander (SANB11): bancos estão olhando para o meio ambiente pela primeira vez

O presidente do Santander (SANB11), Sergio Rial, afirmou que o setor financeiro está prestando contas à sociedade pela primeira vez  sobre ações no meio ambiente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

A declaração do executivo do Santander foi feita nesta segunda-feira (30), em um painel da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que discutiu a agenda ESG no Brasil.

Ria diz que, quando se fala do engajamento do setor privado na questão ambiental, o primeiro grande evento é a mobilização do sistema financeiro por meio das três grandes plataformas privadas e na ajuda no processo de transição para uma economia de mais baixo carbono.

Rial se refere aos três maiores bancos: Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4) e o Santander.

“A preservação da Amazônia não é um tema puramente, de caráter político, dependendo com quem você fala, . A preservação da Amazônia ocorre, entre outras coisas, essencialmente, por meio do mercado mundial de carbono, uma prova de que ela vale mais preservada do que destruída”, ponderou Rial.

Para o presidente do Santander, a Amazônia, se preservada de forma inteligente e coerente, tem um valor inestimável ao Brasil. Mas esse valor hoje, diz ele, não está contabilizado no PIB.

“Falamos aqui hoje de toda uma economia que acaba não sendo capturada nas suas métricas contábeis. O que os três maiores bancos privados têm feito é ter trazido para si a responsabilidade desse processo de transição, mas de também encontrarmos o caminho de um desenvolvimento sustentável dentro da floresta e não somente a partir de São Paulo”, disse Rial.

Ele afirmou que existe dentro do Brasil um distanciamento que deveria ser encurtado. Nesse caso, disse ele, os três bancos tiveram o mérito de mobilizar um conselho consultivo com pessoas conhecidas da academia, mas também do mundo empresarial e da região.

Presidentes do Itaú, Santander e Bradesco se reunirão no dia da Amazônia

“Tivemos a humildade de aprender como podemos ser uma força de transformação para que consigamos encontrar modelos que permitam as populações locais a terem uma vida digna e crescimento econômico sem colocarmos em risco a preservação da floresta”, afirmou o presidente do Santander.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Rial enfatizou ainda que pela primeira vez se vê o setor financeiro brasileiro, de maneira mais clara, prestando contas à sociedade.

“Agora no mês de setembro, nós temos o Dia da Amazônia, vai haver um evento de algumas horas em que os três presidentes destas três organizações Itaú, Bradesco e Santander estarão prestando contas do que cada um está fazendo individualmente no intuito de construir uma agenda que seja parte da solução.”

Rial disse que a partir dai que foram travados diálogos com a indústria de carnes para ajudar uma série de frigoríficos menoresna formalização e preservação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

De acordo com Rial, falar em meio ambiente e governança é também falar em negócios. O Brasil, segundo ele, tem um potencial ambiental enorme, mas precisa transformá-lo em modelos econômicos viáveis.

“Somos uma potência ambiental e temos que influenciar o resto do mundo.O Brasil tem que se tornar uma bolsa de neutralização de emissão de carbono”, disse o presidente do Santander.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião