Após GameStop, prata é o novo alvo do fórum WallStreetBets

Depois de o fórum WallStreetBets impulsionar, entre outras, as ações da GameStop (NYSE: GS) na semana passada, a prata parece ter se tornado o novo foco desse grupo de internautas. O preço do metal, às 11h00, subia quase 8% no mercado em Nova York, atingindo a máxima dos últimos seis anos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Desde quinta-feira passada, a prata acumula uma valorização de mais de 15%. O movimento altista, segundo a CNBC, foi iniciado quando postagens chamando os investidores pessoas físicas a comprar o ativo e a fazer aportes em um ETF apoiado por barras de prata físicas começaram a aparecer no Reddit.

Os futuros da prata mais negociados chegaram avançaram mais de 10%, para US$ 29,84. O ouro, para fins de comparação, avançava apenas 0,7% nesta manhã.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Assim como no caso da GameStop, grandes fundos de hedge estariam operando vendidos, ou seja, apostando na queda do valor da prata. Com a movimentação, os pequenos investidores do WallStreetBets podem causar fortes perdas nesses fundos.

No caso da prata, gerar um short squeeze é mais difícil

No caso da prata, atingir um ponto em que o short squeeze aconteça é mais difícil porque há um grande mercado de metais no mundo e uma maior oferta desse ativo. Diferentemente da GameStop, em que o número de ações era limitado, a produção de prata pode se intensificar.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Além de puxar o preço da prata, a movimentação dos investidores acabou também por impulsionar as ações de companhias que extraem o metal. A mexicana Fresnillo subia, no inicio desta manhã, 16% na bolsa de Londres. Na Austrália, Argent Minerals fechou o dia subindo 59,65% e a Boab Metals, 19,78%.

No final de semana, o chamado “efeito GameStop” voltou a causar apreensão no mundo e foi tema extremamente debatido pelas principais publicações sobre mercado financeiro. Investidores seguem acompanhando casos como a da prata. Segundo a BK Asset Management, o “sistema financeiro não está preparado para lidar com variações diárias tão grandes”. Há o temor de um risco sistêmico surgir.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião