Porto Seguro (PSSA3) lucra R$ 296 milhões no 1T21, alta de 49% com queda de sinistralidade

A Porto Seguro (PSSA3) teve um lucro líquido recorrente de R$ 296,6 milhões no primeiro trimestre deste ano, avançando em 49% o resultado do mesmo período do ano passado. O balanço foi divulgado na manhã desta segunda-feira (3).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

O resultado positivo da Porto Seguro foi somado à queda de 2,1 pontos percentuais da sinistralidade total, para 50,5%. O índice de inadimplência total também recuou 0,8 ponto percentual, para 4%.  A receita total atingiu R$ 4,84 bilhões, crescimento de 6,84% em comparação ao primeiro trimestre do ano passado.

O Retorno sobre Patrimônio Líquido Médio (ROAE) avançou 2,4 pontos percentuais na base anualizada, para 14,7%. Vale ressaltar que o primeiro trimestre deste ano foi inteiramente impactado pela pandemia, diferentemente do primeiro trimestre de 2020.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O balanço da Porto Seguro reporta um crescimento dos negócios em todas as verticais: seguros, saúde, serviços e negócios financeiros. “A empresa evoluiu em frentes que contribuem para alcançar os objetivos estratégicos de alavancar o crescimento da base de clientes, melhorar a experiência do consumidor e promover o aumento de eficiência operacional”, diz a administração.

No braço de Seguros, os prêmios cresceram 6,6% de ano para ano, alavancados sobretudo pelos prêmios de seguro Auto e Patrimoniais. No lado da Saúde, o crescimento nos prêmios e receita foi de 5,1%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Por outro lado, o índice de despesas administrativas e operacionais, desconsiderando os esforços de combate à pandemia, melhorou 0,3 ponto percentual — o melhor em um primeiro trimestre nos últimos 10 anos. Ao todo, são 13 mil colaboradores e 34 mil corretores independentes. A base de clientes terminou o primeiro trimestre em 8,4 milhões.

Porto Seguro destaca iniciativas do primeiro trimestre

A Porto Seguro também destacou no primeiro trimestre deste ano o Bllu, primeiro seguro de automóvel por assinatura mensal da empresa, apostando em seu campo de inovação. Com o projeto, o objetivo é “alavancar o crescimento da carteira de clientes da companhia e contribuir com o aumento da inclusão securitária”.

Outra iniciativa nesse sentido foi o acordo com a Petlove, maior pet shop on-line do Brasil. No negócio, a Porto Seguro transferirá a operação de seguros de pets para a Petlove, ficando com 13,5% de toda a empresa. A transação ainda está pendente de aprovação pelo Conselho Adminsitrativo de Defesa Econômica (Cade).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião