Ícone do site Suno Notícias

Pis/Pasep: quando o abono de quem trabalhou em 2022 será pago?

Auxílio Brasil Pis/Pasep. Foto: Agência BrasilPis/Pasep. Foto: Agência Brasil

PIS não caiu na conta: trabalhadores identificam formas para obter pagamento. Foto: Agência Brasil

Em 2023, a partir do dia 15 de fevereiro, o abono salarial do PIS/Pasep será liberado para quem trabalhou durante o ano de 2021.

Considerando a regra de que o PIS/Pasep está sendo pago dois anos depois do ano-base, o pagamento do abono salarial deve ocorrer somente em 2024 para os trabalhadores de 2022.

Calendário do PIS/Pasep de 2023

O calendário de pagamento do abono salarial do PIS/Pasep 2023 começa 15 de fevereiro para os nascidos em janeiro. Cerca de 23 milhões de pessoas que trabalharam com carteira assinada em 2021 poderão sacar o abono salarial de fevereiro a julho.

As datas propostas foram aprovadas pelo Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) em 15 de dezembro.

Haverá novas liberações até o dia 17 de julho, pagamento do último lote, para aniversariantes de dezembro.

Tanto no PIS quanto no Pasep o prazo final para sacar termina em 28 de dezembro de 2023.

Como receber o abono?

O PIS/PASEP é um programa de abono salarial feito da integração entre o Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado, pago na Caixa Econômica Federal, ao passo que o Pasep é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil.

Além disso, o calendário de recebimento do PIS/PASEP considera o mês de nascimento, para trabalhadores da iniciativa privada, e o número final da inscrição, para servidores públicos.

Para ter acesso, o trabalhador deve:

A consulta sobre o direito dos valores pode ser feita pelos canais: 

Para consultar os valores a receber do PIS/Pasep, você pode utilizar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. 

Sair da versão mobile