PIB dos EUA cresce 4,2%, maior alta em quase quatro anos

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos apresentou crescimento de 4,2% na comparação anual no segundo trimestre, segundo o Departamento do Comércio americano. A alta é a maior em quase quatro anos, embora agora existam preocupações em relação ao efeito das tensões comerciais no crescimento futuro.

O crescimento, que ficou dentro do esperado pelo Departamento do Comércio, foi liderado por gastos do consumidor, exportações e gastos dos governos federal e estaduais. Os gastos dos consumidores, um dos principais componentes do PIB, cresceram 3,8% entre abril e junho.

O presidente dos EUA, Donald Trump, tem citado o crescimento do PIB como um indício de que sua política econômica está dando resultados. “Estamos indo muito melhor do que qualquer um poderia considerar possível”, gabou-se em uma coletiva na quarta-feira.

Porém, economistas alertam para a possibilidade de que o crescimento acelerado no segundo trimestre seja um resultado da pressa de se embarcar soja e outros bens americanos antes da implementação de tarifas retaliatórias em resposta aos ataques comerciais dos EUA contra parceiros como a China e o Canadá.

Daniel Quandt

Compartilhe sua opinião