PIB do Reino Unido cai 20,4% no 2º trimestre e entra em recessão

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido registrou uma queda significativa de 20,4% no segundo semestre. De acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS), essa recessão é devido aos efeitos da pandemia do novo coronavírus (covid-19) na economia britânica.

No primeiro trimestre o Reino Unido registrou queda de 2,2% do PIB, portanto, foram dois períodos consecutivos de baixa, o que caracteriza tecnicamente uma recessão econômica. Trata-se da pior recessão econômica, desde o início dos cálculos trimestrais da ONS, em 1955.

No mês de abril, quando os britânicos estavam confinados, a atividade econômica foi paralisada. Por esse motivo, os dados apresentam melhora em maio, quando o PIB avançou 2,4%, e 8,7% em junho, com a reabertura do comércio.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

De acordo com o ONS, somando os dois primeiros trimestres do ano, o retrocesso da economia britânica alcança 22,1%, “um dado um pouco menor que o registrado na Espanha, de 22,7%, mas o dobro do resultado dos Estados Unidos, de 10,6%, no mesmo período”.

O Reino Unido foi o pior desempenho da Europa, isso pode ser explicado, segundo o escritório, pelo maior tempo de confinamento. No fim do ano passado, o PIB nominal britânico era o sexto maior do mundo, atrás somente dos EUA, China, Japão, Alemanha e Índia.

“Tempos difíceis estavam por vir e os números de hoje confirmam que os tempos difíceis chegaram. Centenas de milhares de pessoas já perderam seus empregos e, infelizmente, nos próximos meses muitas mais perderão. Mas embora haja escolhas difíceis a serem feitas à frente, vamos superar isso e posso garantir às pessoas que ninguém ficará sem esperança ou oportunidade”, disse o ministro de Finanças do Reino Unido, Rishi Sunak.

O setor de serviços da Grã-Bretanha registrou queda de 19,9% no trimestre e o setor de construção caiu 35%. As indústrias de produção caíram 16,9%. A economia do Reino Unido cortou 730 mil empregos desde o início da pandemia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião