PIB do Brasil pode alcançar crescimento de até 2% em 2025, diz economista do JPMorgan

A economista-chefe do JPMorgan na América Latina, Cassiana Fernandez, estima que o PIB potencial do Brasil cresceu de 1,5% em 2025 para cerca de 2%, ou até um pouco mais, até 2025. Ela afirma que o país avançou significativamente em diversas reformas estruturais desde 2016, embora o valor ainda esteja abaixo do crescimento que o Brasil experimentou em anos anteriores.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/08/Artigos-e-Noticias-Banner-Materias-01-Desktop_-1420x240-3-png.webp

“Acredito que o PIB potencial subiu de 1,5% no passado para algo perto de 2% ou acima”, comentou Fernandez. No entanto, ela observou que esse crescimento ainda está distante do que o Brasil vivenciou em períodos mais prósperos.

Reformas estruturais e o impacto no PIB do Brasil

Segundo Fernandez, o mercado financeiro subestimou o crescimento da economia brasileira nos últimos quatro anos. Ela pondera que talvez haja fatores estruturais em jogo, cujos efeitos precisam ser melhor analisados. A economista destaca que, além da Argentina nos últimos dois anos, não há outra economia que tenha avançado tanto com reformas estruturais desde 2016 quanto o Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/08/SUNO-ARTIGOS-E-NOTICIAS-Banner-Materias-01-Dkp_-1420x240-1-png.webp

“É insuficiente? Claro que é insuficiente, mas avançamos bastante”, disse a economista. Ela ressaltou que muitas dessas reformas são difíceis de medir, como o impacto do Pix e da revolução tecnológica no PIB potencial, já que o sistema de pagamentos instantâneo do Banco Central é algo inédito no mundo.

As declarações de Cassiana Fernandez foram feitas durante o painel Perspectivas dos Economistas para o Brasil, realizado na 26ª Conferência Anual do Santander.

Com informações da Agência Estado

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Investindo-no-exterior.png

Tags
Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião