Petz (PETZ3) vê o seu setor digital avançar 341,8% no ano e tem lucro de R$ 74,2 milhões

A Petz (PETZ3) registrou um lucro líquido de R$ 27,4 milhões no quarto trimestre de 2020, segundo seu balanço divulgado na noite desta segunda-feira (8). É um avanço de 65,1% na base anual. No consolidado do ano, o lucro líquido quase dobrou, saindo de R$ 37,4 milhões em 2019 para R$ 74,2 milhões em 2020.

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Entre os destaques para o último trimestre de 2020, está o avanço da receita bruta angariada através da loja digital, que saltou 312,9% na base anual, saindo de R$ 33 milhões entre outubro e dezembro de 2019 para R$ 136,5 milhões no mesmo período de 2020. No ano, a receita bruta levantada na loja digital avançou 341,8%.

“Nosso site alcançou a liderança no setor Pet no Brasil ao longo de 2020, atingindo patamar recorde em dezembro com 6,4 milhões de acessos”, diz o documento.

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As vendas nas lojas físicas também avançaram, com a receita bruta chegando a R$ 364,9 milhões no quarto trimestre, crescimento de 33,6% no ano, e a R$ 1,2 bilhão no consolidado, alta de 24,6%. Juntando digital e físico, as vendas em 2020 foram 46,6% maiores do que em 2019.

As vendas mesmas lojas avançaram 36,8% no quarto trimestre e 26,5% no ano inteiro, ambos na comparação com um ano antes. Foram 13 inaugurações nos últimos três meses de 2020 e 28 no ano todo.

“No ano de 2020, a Petz foi a empresa que mais ganhou participação de mercado também nos canais digitais na categoria Pet no Brasil, reflexo principalmente da integração e escalabilidade da nossa plataforma Omnichannel”, diz a companhia. A empresa alcançou 27% de fatia de mercado, fortalecendo a sua atuação omnichannel.

Despesas da Petz crescem com avanço no mercado digital

As despesas com vendas saltaram 68,7% na base anual no último trimestre de 2020, chegando a R$ 122,4 milhões, 23,3% da receita bruta, e as despesas gerais e administrativas avançaram 51,3%, totalizando R$ 38,4 milhões. No ano, o crescimento das despesas foi de 47,5%, chegando a R$ 532,8 milhões.

Segundo a companhia, isso se deu por maiores investimentos em marketing, por custos com frete – causadas pelo crescimento das vendas online -, e pela abertura de lojas. As despesas gerais teriam crescido por um aumento da alavancagem operacional.

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A Petz afirma, entretanto, que melhorou a sua margem bruta na base anual no último trimestre ao excluir efeitos não concorrentes de 2019, saindo de 40,4% para 40,6%. A margem Ebitda, mesmo desconsiderando o crédito de 2019, recuou dois pontos percentuais, ficando em 9%.

A margem líquida avançou para 5,2%, 0,2 pontos percentuais acima de 2019. Houve, porém, segundo a Petz, impulso de créditos de IRPJ e CSLL.

A Petz termina 2020 com uma dívida líquida de R$ 8,8 milhões, uma alavancagem de 0,1 vez. Em 2020, a companhia aumentou seus investimentos em 3,2% e, para 2021, a empresa pretende continuar avançando com lojas físicas, investindo em seu canal digital e também na marca “Seres”, de atendimento veterinário.

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Vitor Azevedo

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