Petz (PETZ3): resultados do 1T24 foram “fracos, mas em linha”, avalia XP

Em relatório, analistas da XP avaliam que a Petz (PETZ3) apresentou “resultados fracos”, “com crescimento e rentabilidade pressionados” no primeiro trimestre deste ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

No primeiro balanço trimestral de 2024, as vendas consolidadas da Petz subiram 2% na comparação anual. Neste sentido, os analistas da XP citam que “o forte desempenho do canal digital (+17% A/A) foi compensado pela queda do canal físico (-6% A/A)”:

No entendimento da XP, isso foi resultante de:

  • (i) um índice de vendas em mesmas lojas (SSS) “pressionado (-2%) devido à conjuntura macroeconômica difícil;
  • (ii) desaceleração da inflação de produtos pet e
  • (iii) receitas de serviços mais fracas (-21%) devido à otimização da base de lojas”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Destaque negativo dos resultados da Petz

 Na visão dos analistas da XP, o destaque negativo do balanço da Petz no 1T24 foi a rentabilidade. A margem bruta da rede de loja de animais de estimação recuou 0,9 ponto percentual, devido ao “recorde de penetração digital (42,2% das vendas e dos efeitos tributários (aumento de PIS/Cofins e ICMS em alguns estados).

Ao mesmo passo, a casa de análise cita que a margem Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da Petz recuou 0,7 ponto percentual no trimestre devido à alta das despesas com vendas e à desalavancagem operacional, “compensadas parcialmente pelas eficiências de G&A e pela captura de sinergias de M&A”.

Outros destaques do balanço trimestral

Os analistas da XP ainda trouxeram outros destaques relativos à Petz. O primeiro ponto é que a rede de lojas poderá utilizar os benefícios fiscais de ágio da Zee (R$ 45 milhões), dentro de 60 meses a partir do mês de maio.

Ainda no mês de maio, será iniciado o processo de diligência da fusão entre as empresas Petz e Cobasi. A assinatura deve ocorrer entre junho e julho, com uma conclusão no primeiro semestre de 2025.

De 15 hubs da Zee.Now, 12 foram fechados, com vendas endereçadas por lojas Petz próximas, de modo a permitir que a marca expandisse sua presença em 30 novas cidades.

Por fim, a XP comenta que os alimentos corresponderam a 60% das vendas de produtos da Petz no primeiro trimestre de 2024. Na visão dos analistas, isso refletiu “a maior penetração no digital”.

Desempenho anual das ações da Petz

Confira o desempenho das ações da Petz nos últimos 12 meses:

Cotação petz3

Gráfico gerado em: 12/05/2024
1 Ano

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Silvio Suehiro

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno