Petrobras (PETR4) e Unigel (UGEL11) chegam a acordo sobre fábricas de fertilizantes no NE
A Petrobras (PETR4) assinou, nesta quinta-feira (22), acordo com a Unigel (UGEL11) sobre a posse de duas fábricas de fertilizantes no Nordeste brasileiro.

O acordo foi assinado entre a Petrobras e a Proquigel, subsidiária da Unigel, visando o encerramento de uma polêmica envolvendo os dois grupos sobre a posse e a operação das fábricas (FABENs) localizadas nos estados da Bahia e Sergipe. O acordo precisa ser homologado pelo Tribunal Arbitral, o que já foi requerido pelas partes, para entrar em vigor.
De acordo com os itens acordados, a Petrobras terá restabelecida a posse das duas FAFENs, o que resultará na retomada das atividades fabris. A companhia informou que irá realizar licitação para a contratação de serviços de Operação e Manutenção das unidades.
A Petrobras divulgou nota informando que a ação está em consonância com o Plano de Negócios 2025-2029 e que a retomada de atividades nos segmentos de fertilizantes “busca capturar valor com a produção e a comercialização de produtos nitrogenados, conciliando com a cadeia de produção de óleo e gás natural e a transição energética”.
Petrobras (PETR4): entenda com o caso com a Unigel
O acordo entre os dois grupos, firmado em 2019 funcionava no sistema de “tolling”, em que a Unigel operava as duas fábricas de fertilizantes para fornecimento à Petrobras. O contrato tinha 10 anos de duração.
Em agosto de 2024, o Tribunal de Contas da União apontou irregularidades no acordo, que não seguiria práticas de segurança econômica fundamentais para empresas estatais. De acordo com a corte, os prejuízos poderiam chegar a R$ 487 milhões para a Petrobras.
Em meio à crise, a Unigel chegou a interromper as operações nas fábricas, alegando inviabilidade financeira causada pelo alto custo da matéria-prima. Desde então as companhias entraram com ações na justiça para resolver o imbróglio.
No mês passado, a Petrobras divulgou oficialmente apresentou à Unigel uma proposta para encerrar com o conflito, que agora parece finalmente solucionado.