Petrobras (PETR4) assina contrato para construir plataforma na Bacia de Santos

A Petrobras (PETR4) informou nesta terça-feira (4) que assinou um contrato com a empresa Sembcorp Marine Rigs & Floaters para a construção da plataforma P-82, como resultado do avanço do projeto de desenvolvimento do campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

De acordo com comunicado da Petrobras enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a plataforma será do tipo FPSO (unidade flutuante, produtora, armazenadora e de descarga, na sigla em inglês) e terá capacidade para produzir até 225 mil barris de óleo por dia, processar até 12 milhões de m³ de gás por dia e armazenar mais de 1,6 milhão de barris.

A estatal prevê a interligação de 16 poços, sendo 9 produtores e 7 injetores.

A P-82 será a 29ª unidade a entrar em produção no pré-sal e integra a nova geração de plataformas da Petrobras, que se caracterizam pela alta capacidade de produção e pelas tecnologias inovadoras de baixo carbono.

A unidade pretende incorporar, por exemplo, a chamada tecnologia de flare fechado, que aumenta o aproveitamento do gás, de forma segura e sustentável, o impedindo de queimar para a atmosfera.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Outras inovações informadas pela Petrobras incluem o sistema de detecção de gás metano, capaz de atuar na prevenção ou mitigação de riscos de vazamentos desse composto. Há ainda o “digital twins”, que consiste na reprodução virtual da plataforma para viabilizar simulações e testes remotos, antes de sua entrada em operação, fator que visa aumentar a segurança e a confiabilidade.

A plataforma será equipada ainda com a tecnologia CCUS – Captura, Uso e Armazenamento geológico de CO2. A Petrobras é pioneira na utilização dessa tecnologia, que permite aliar aumento da produtividade com redução de emissões de carbono.

Cotação da Petrobras

Nesta terça-feira, as ações preferenciais da Petrobras encerraram o pregão do Ibovespa em queda de 2,52%, a R$ 31,37, com a alta volatilidade que as empresas estatais estão enfrentando em meio ao segundo turno das eleições presidenciais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Victória Anhesini

Compartilhe sua opinião