Petrobras (PETR4): Gustavo Raposo renuncia à presidência da Transpetro

O conselho de administração da subsidiária da Petrobras (PETR4) Transpetro recebeu uma carta de renúncia de Gustavo Santos Raposo ao cargo de presidente da companhia, com efeitos a partir do dia 24 de setembro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

De acordo com informações da Petrobras, o conselho da controlada Transpetro irá deliberar sobre a nomeação do diretor de Serviços, Luiz Eduardo Valente, para assumir a presidência, observada a governança de indicações da estatal petroleira.

Luiz Eduardo Valente é graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduado em Engenharia de Processamento de Petróleo na mesma instituição.

O executivo iniciou carreira na Petrobras, em 1980, onde atuou como gerente geral da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar/PR), de Tecnologia de Refino no Abastecimento (Edise/RJ), da Refinaria Henrique Lage (Revap/SP) e da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Luiz Eduardo Valente também ocupou a função de gerente executivo de Gás-Química e Liquefação na área de Gás e Energia, de gerente executivo corporativo de SMS e de gerente executivo na área Industrial/RGN. Na Braskem (BRKM5), na qual a Petrobras tem participação acionária, foi diretor do Projeto Comperj Fase II e vice-presidente de Investimentos e Tecnologias Digitais.

Essa será a primeira substituição na presidência da Transpetro sob o regime do general da reserva Joaquim Silva e Luna, eleito diretor executivo (CEO) da Petrobras em meados de abril.

Cotação da Petrobras nesta terça (21)

Antes da divulgação da renúncia de Gustavo Santos Raposo ao mercado, a ação ordinária da Petrobras (PETR3) encerrou o pregão desta terça-feira (21) em alta de 1,59%, cotada a R$ 25,63. Já o papel preferencial da companhia, negociado sob o ticker PETR4, registrou valorização de 2,27%, atingindo R$ 25,21 no final da sessão. O Ibovespa, índice acionário de referência da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), fechou em alta de 1,29%, a 110.249,73 pontos.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião