Petrobras (PETR4) reduz preço do gás natural em 8,1% a partir de maio

A Petrobras (PETR4) anunciou nesta segunda-feira (17) uma redução média de 8,1% no preço do gás natural a partir de 1º de maio. Os contratos da estatal com as distribuidoras de gás preveem atualizações trimestrais desses preços e vinculam esta variação às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Durante o trimestre de fevereiro a abril, o petróleo teve queda de cerca de 8,7% e o real acabou com apreciação de aproximadamente 1,1% em relação ao dólar. Já a parcela referente ao transporte do gás é atualizada anualmente nos meses de maio e, neste ano, sofrerá reajuste de 0,2%, de acordo com a variação do IGP-M.

Com o reajuste anunciado nesta segunda-feira, o gás vendido pela Petrobras às distribuidoras acumula redução de 19% no ano, afirma a estatal.

“A Petrobras ressalta que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como por suas margens (e, no caso do GNV- Gás Natural Veicular, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais. Além disso, as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas”, informa a estatal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Segundo a Petrobras, a atualização do preço do gás natural anunciada nesta segunda-feira não afeta o gás de cozinha (GLP), envasado em botijões ou vendido a granel. Além disso, as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas.

Cotação da Petrobras

Nesta segunda-feira, as ações preferenciais da Petrobras operam com alta de 1,18%, cotadas a R$ 26,61. Neste mês de abril, os papéis da estatal tiveram uma valorização de 8,74%. Confira mais detalhes do desempenho da empresa no Ibovespa no gráfico abaixo:

Cotação petr4

Gráfico gerado em: 17/04/2023
6 Meses

Com informações da Agência Brasil

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Janize Colaço

Compartilhe sua opinião