Petrobras (PETR4) vai subir preço de combustíveis após ‘fator Rússia’?

Após uma quarta (20) de movimentos relevantes de política monetária, os mercados se voltaram para uma mudança drástica no mercado de combustíveis – cuja presença principal no Brasil é da Petrobras (PETR4), que ‘dita’ os preços.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Isso se deu por conta de uma suspensão temporária das exportações de diesel e gasolina por parte do Governo da Rússia. Segundo especialistas, essa mudança de panorama pode afetar os preços praticados pela Petrobras.

Analistas do Goldman Sachs destacaram que a estatal pode ter que subir preços para impedir um eventual desabastecimento.

“Com a oferta limitada da Rússia, o desconto da Petrobras para a oferta alternativa aumentaria, aumentando assim a probabilidade de um ajuste de preços para cima”, diz o relatório do banco estrangeiro.

“É muito difícil saber quando esse preço chega na bomba. Primeiro pela lógica do setor, em que as distribuidoras e a Petrobras têm estoque e estão livres para praticar preços. Depois, porque o anúncio é incompleto à medida em que não esclarece como o corte vai acontecer. Quem compra diesel, não compra igual a uma Coca-cola”, acrescenta.

Vale destacar que neste ano a Rússia se tornou o principal fornecedor estrangeiro de diesel para o Brasil.

Apesar disso, a Petrobras não importa diesel russo – ainda que possa ser afetada por uma reação em cadeia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Entenda decisão da Rússia que pode afetar a Petrobras

O governo da Rússia anunciou que irá limitar, de forma temporária, exportações de gasolina e diesel para evitar escassez no mercado interno. A decisão é tomada em meio ao recorde do preço da gasolina no país.

O governo da Rússia ainda não especificou como as restrições funcionariam.

Apesar disso, o Ministério da Energia do país comunicou que eles impediriam exportações não autorizadas de combustíveis para motores.

Segundo o ministério, as restrições ajudarão a “saturar o mercado de combustíveis” e a reduzir os preços nas bombas.

“Anteriormente, para estabilizar a situação no mercado de combustíveis, o governo aumentou os volumes obrigatórios de fornecimento de gasolina e diesel para a bolsa de mercadorias”, disse a pasta, em comunicado.

“Também foi estabelecido o monitoramento diário das compras de combustível para as necessidades dos produtores agrícolas com ajuste imediato dos volumes”, acrescentou o Ministério em seu comunicado.

Com o cenário de mudanças na Rússia, o petróleo Brent – referência para a Petrobras – caiu 0,2% aos US$ 93,30, perto das máximas de 10 meses.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião