Petrobras (PETR4) pode direcionar petróleo dos EUA para Ásia, diz CEO; entenda o motivo

A presidente da Petrobras (PETR3; PETR4), Magda Chambriard, declarou nesta quinta-feira (17) que a estatal pode redirecionar o petróleo que vende para os Estados Unidos para outros países, em meio à tarifa de 50% anunciada sobre exportações brasileiras para o país norte-americano. Em entrevista à Reuters, a executiva explicou que as cargas podem ter como destino os mercados da Ásia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/07/13-PORTAL-SUNO-DKP-SBLACK.png

As declarações ocorrem em meio à incerteza sobre os impactos da nova rodada de tarifas anunciadas pelos Estados Unidos. A medida entra em vigor no dia 1º de agosto e, por ora, ainda não está claro se o petróleo será incluído. A commodity ficou isenta das tarifas anteriores, de 10%, determinadas pelo presidente estadunidense Donald Trump.

No primeiro trimestre de 2025, cerca de 4% das exportações de petróleo da Petrobras foram destinadas ao mercado norte-americano. Já no segmento de derivados, os embarques para os EUA representaram 37% de um total de 209 mil barris por dia no período.

A companhia agora avalia enviar uma parcela maior de sua produção para regiões como Ásia e Ásia-Pacífico, onde também há uma demanda latente pela commodity brasileira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/07/21-PORTAL-SUNO-DKP.png

Ações PETR4 reagem à fala da CEO

As ações da Petrobras operam em queda nesta quinta-feira, após as declarações da presidente. Por volta das 15h, os papéis PETR4 caíam 1,16%, sendo negociados a R$ 31,42.

Apesar da reação negativa do mercado, a executiva minimizou os possíveis efeitos das tarifas sobre os negócios da companhia. Segundo Chambriard, as exportações para os Estados Unidos representam uma parcela pequena do total vendido pela estatal.

“É pouca coisa (que a estatal exporta para os EUA). Em geral, não estamos muito preocupados, dá para realocar”, afirmou a CEO da Petrobras (PETR4).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/07/16-ARTIGOS-DKP.png

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião