Petrobras (PETR4) quer neutralizar emissões em busca de metas para o Acordo de Paris

A Petrobras (PETR4) firmou uma meta de atingir neutralidade das emissões em prazo compatível com o Acordo de Paris. A empresa é integrante da Oil and Gas Climate Initiative (OGCI).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (20), a Petrobras afirmou que a decisão faz parte das estratégias das empresas membro do grupo e que sua ambição em atingir a neutralidade das emissões de gases de efeito estufa (NetZero) das operações sob seu controle (escopo 1 e 2), e também sua intenção de influenciar para atingir o mesmo em ativos não-operados.

“Com essa nova iniciativa, os membros ambicionam atingir a neutralidade das emissões, reconhecendo que possuem muitas, mas ainda não todas, as respostas sobre como chegar lá”, diz a nota.

A estatal diz ainda que nos últimos 11 anos aprimorou em 47% a sua eficiência em carbono na exploração e produção, atuando hoje como uma das produtoras de óleo e gás mais eficientes do mundo.

“Assumimos uma cesta de compromissos de sustentabilidade com horizonte 2025/2030, incluindo uma meta de redução das nossas emissões operacionais totais.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Petrobras vende terminal de GNL à Excelerate Energy

Recentemente, a petroleira também declarou vencedora no processo de arrendamento do Terminal de Regaseificação de GNL da Bahia (TR-BA) a estadunidense Excelerate Energy. Segundo informação da Reuters, a estatal avançará agora para a fase de recursos.

O valor do negócio deve ser de R$ 102 milhões, disseram fontes com conhecimento do assunto à agência. Segundo circular da Petrobras citada pelo veículo, a Excelerate Energy foi a única licitante.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

O terminal de GNL está localizado na Baía de Todos os Santos e tem capacidade de regaseificação máxima de 20 milhões de metros cúbicos por dia.

A concessão do terminal atende a um acordo firmado entre estatal petroleira e o Conselho Administrativa de Defesa Econômica (Cade), após a companhia se comprometer com a abertura do mercado de gás no Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Cotação de PETR4

No pregão desta segunda (20), as ações da Petrobras caíram 1,12% no pregão, cotadas a R$ 24,65, seguindo a tendência de baixa do Ibovespa.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião