Petrobras (PETR4) confirma óleo de boa qualidade em Búzios

A Petrobras (PETR4) informou, nesta segunda-feira (11), que confirmou óleo de ótima qualidade na área do sudeste do campo de Búzios. A informação foi divulgada por meio de um comunicado ao mercado.

Segundo a Petrobras, já foram identificados 208 metros de reservatórios confirmando óleo com a mesma qualidade do que está sendo produzido atualmente no pré-sal da Bacia de Santos, que ainda está sendo perfurado.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais!

A bacia fica a 210 km da cidade do Rio de Janeiro, no sudeste do campo de Búzios, e possui a profundidade d’água de 2.108 metros.

O petróleo, de alta qualidade e podendo ser comparável ao que foi encontrado em outros poços do campo, foi comprovado através de testes realizados a partir de 5.400 metros de profundidade.

O campo está recoberto pelo maior volume de dados sísmicos do tipo nodes do mundo, o qual a tecnologia é uma das mais modernas para o levantamento de imagens tridimensionais de alta resolução de reservatórios da commodity. Isso faz com que a produção e rentabilidade da operação sejam otimizadas.

A petroleira estatal é operadora, com 90%, do consórcio no campo de Búzios. A CNOOC detém 5%, enquanto a CNODC outros 5%. Os volumes excedentes do campo de Búzios foram adquiridos em leilão realizado em 6 de novembro do ano passado.

Petrobras enxerga maior potencial no pré-sal de Albacora

No comunicado, ainda, a companhia informou que diz ver o campo de Albacora com maior potencial em seu pré-sal.

O poço 9-AB-135D-RJS, localizado no campo de Albacora, possui a profundidade d’água de 450 metros. Fica na Bacia de Campos, 184 km da cidade de Macaé, no Rio de Janeiro.

A descoberta consiste em aproximadamente 214 metros de reservatórios, com presença de petróleo leve. A comprovação foi realizada por meio de testes a partir de 4.630 metros de profundidade.

A Petrobras salientou que dará continuidade ao Plano de Avaliação de Descoberta da Área, onde é operadora 100%.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião