Petrobras (PETR4): ministro volta a criticar política de preços e desinvestimentos; ações desabam no Ibovespa

As ações preferencias e ordinárias da Petrobras (PETR4;PETR3) operam em queda de 2,4% e 2,8%, respectivamente, no Ibovespa hoje, por volta das 15h40. Isso porque, junto à baixa do petróleo Brent, os ativos da estatal são afetados por novas declarações do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Em entrevista à CNN, o ministro voltou a criticar a política de preços de combustíveis da Petrobras, afirmando que ela precisa ser revisada “de forma mais estrutural e menos pontual”.

O político havia sido questionado sobre o impacto dos preços do querosene de aviação (QAV) sobre as passagens aéreas — assunto, inclusive, que também foi alvo de críticas do CEO da Azul (AZUL4), John Rodgerson, em março.

“A política de preços de uma empresa de capital aberto — que concorre no mercado com outras grandes petroleiras, inclusive com competitividade interna na questão dos refinados, porque foram vendidas refinarias — precisa ser discutida em termos de política de preços global”, afirmou.

Crítica aos desinvestimentos

Ainda na entrevista à CNN, o ministro do MME criticou o processo de desinvestimentos da Petrobras e a venda de ativos. Além disso, Silveira apontou a capacidade do Brasil para se tornar autossuficiente na produção de gasolina e diesel — a estatal responde hoje por cerca de 80% dos combustíveis ofertados no País.

Foi um grave erro [a política de desinvestimento], para não dizer um ataque à soberania nacional. Não se justifica.

Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia

O ministro ainda declarou que a pasta, junto à Petrobras, visa modernizar as refinarias da estatal. “Para que possamos não só exportar óleo cru, mas também nos tornar autossuficientes no refino de gasolina. Temos toda a condição de nos tornarmos autossuficientes na gasolina e, no médio prazo, também no diesel”, disse.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Silveira afirmou, ainda, que o governo “respeita a governança da Petrobras”, porém declarou que o Brasil não pode ficar “à mercê do grande cartel da Opep”. Recentemente, o grupo internacional anunciou corte na produção de petróleo, com objetivo de alavancar seus preços.

Cotação da Petrobras

Nesta quarta-feira, as ações preferenciais da Petrobras operam em queda de 1,79%, cotadas a R$ 26,90. Neste mês de abril, os papéis tiveram uma valorização de 10%. Veja abaixo mais detalhes da performance da empresa na bolsa:

Cotação petr4

Gráfico gerado em: 19/04/2023
6 Meses

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Janize Colaço

Compartilhe sua opinião