Petrobras (PETR4): confirmado no conselho, José Mauro Coelho deve assumir presidência hoje

A Assembleia Geral Ordinária da Petrobras Petrobras (PETR4) confirmou nesta quarta (13) o executivo José Mauro Coelho como integrante do Conselho de Administração da companhia. A aprovação dos acionistas deixa José Mauro – indicado pelo governo para substituir o general Joaquim Silva e Luna na presidência da estatal – mais perto de ocupar o cargo. O aval do conselho é etapa fundamental para conduzir o nome do executivo à presidência da empresa nesta quinta (14).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Com a indicação ao cargo, o Conselho de Administração aprecia na manhã de quinta-feira (14) o nome de Coelho para a presidência da estatal. Se for eleito pelo conselho, José Mauro Coelho toma posse na presidência da Petrobras, na tarde desta quinta-feira, na sede da companhia, no centro do Rio

A assembleia desta quarta também elegeu o engenheiro Marcio Weber para a presidência do conselho de administração da Petrobras.

Os acionistas da Petrobras elegeram ainda os novos membros do Conselho de Administração da estatal. Além de Coelho e Weber, foram eleitos Sonia Julia Sulzbeck Villalobos, Luiz Henrique Caroli, Ruy Flaks Schneider e Murilo Marroquim. Os acionistas minoritários conseguiram emplacar Marcelo Gasparino e José Abdalla. Eduardo Karrer, Carlos Eduardo Lessa Brandão e Rodrigo Mesquita não foram eleitos.

Esse conselho composto por oito nomes é que vai eleger José Mauro como novo presidente da estatal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Assembleia da Petrobras é marcada por erros

A assembleia da Petrobras foi marcada por erros técnicos. Primeiro foi o cálculo do número de votos mínimos necessários para eleição do Conselho de Administração, elaborado abaixo do correto. Pelas contas da mesa da assembleia, o mínimo deveria ser de 4.746.364.553 votos para entrar no Conselho, o que levou o presidente da assembleia a parabenizar os conselheiros Marcelo Gasparino e José Abdalla, indicados pelos minoritários, que já teriam sido eleitos na contagem que depois foi revisada. Refeitas as contas, o mínimo necessário subiu para 5.031.760.257, uma diferença de cerca de 300 mil votos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Em seguida, a mesa voltou a informar que havia erro na contagem dos votos para eleger os oito membros do Conselho, a fase mais esperada da assembleia. Por quase duas horas, os técnicos da Petrobras se desdobraram para arrumar a situação, anunciando o resultado da eleição às 22 horas.

De acordo com o diretor Financeiro e de Relações com os Investidores da Petrobras, Rodrigo Araújo, o erro no cálculo do quórum da assembleia atrapalhou todo o processo de votação. Ele garantiu, no entanto, que o erro não iria prejudicar o resultado final da eleição.

“O que houve é que esse quórum foi calculado incorretamente em função do número de ADRs que votaram em voto separado, foi duplicado”, informou. “Vamos refazer o processo do voto múltiplo para assegurar a lisura do processo, mas o resultado será o mesmo do que após o refazimento”, completou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Petrobras: José Mauro Coelho é confirmado no Conselho de Administração da estatal. Foto: Reprodução/Instagram
José Mauro – graduado em química industrial e mestre em engenharia – foi indicado para assumir o posto de CEO da Petrobras na última semana. Foto: Reprodução/Instagram

José Mauro: indicado do governo para a presidência foi aprovado pelo Comitê de Pessoas

Ex-oficial de Artilharia do Exército, o executivo indicado pelo governo para assumir a presidência da Petrobras já foi Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia. Atualmente preside o conselho de administração da estatal Pré-Sal Petróleo S.A. Também já ocupou a diretoria da Empresa de Pesquisa Energética e, ao longo de 15 anos, trabalhou na Agência Nacional do Petróleo (ANP).

José Mauro – graduado em química industrial e mestre em engenharia – foi indicado para assumir o posto de CEO da Petrobras na última semana, depois que Adriano Pires, inicialmente indicado para o lugar de Luna e Silva, declinou do cargo.

Nesta terça, o Comitê de Pessoas da Petrobras considerou que José Mauro Ferreira Coelho preenche todos os requisitos para ocupar a presidência da empresa. O grupo avaliou que não há nada que impediria a eleição dele na assembleia de acionistas desta quarta.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Marco Antônio Lopes

Compartilhe sua opinião