Petrobras (PETR4): José Abdalla e Leonardo Antonelli renunciam a candidaturas ao conselho

O Fundo de Investimento em Ações (FIA) Dinâmico Energia comunicou à mesa da Assembleia Geral de Acionistas (AGE) da Petrobras (PETR4) a desistência das candidaturas de Leonardo Antonelli e José João Abdalla, conhecido como Juca Abdalla, ao conselho de administração da empresa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Os dois foram indicados a participar da eleição pelo fundo. O advogado Antonelli é, até agora, membro do colegiado da estatal, e, se eleito, seria reconduzido ao cargo. Já Abdalla é dono do FIA Dinâmico Energia, maior acionista privado da Petrobras, com 1% das ações ordinárias.

Ao ser comunicada da desistência de ambos, o presidente da mesa da AGE, Francisco Costa e Silva, pediu que Antonelli e Abdalla manifestassem pessoalmente a decisão de abandonar a eleição e não por meio do FIA Dinâmico Energia. A carta de renúncia de Antonelli foi recebida via Whatsapp, em seguida. A de Abdalla ainda é aguardada.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Petrobras : acionistas aprovam destituição de Castello Branco, diz jornal

Os acionistas da Petrobras aprovaram nesta segunda-feira (12) em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) a destituição de Roberto Castello Branco do cargo no conselho de administração da estatal. As informações são do Valor Econômico.

Segundo o jornal, 52,28% dos acionistas presentes votaram a favor da saída de Castello Branco do conselho da Petrobras. 21,88% dos participantes se posicionaram contrário à medida. 19,84% se abstiveram.

A destituição do executivo é mais um passo satisfazer a indicação do presidente da República Jair Bolsonaro, o nome do general Joaquim Silva e Luna, e alterar a presidência da petroleira. Isso porque, de acordo com o estatuto da empresa, o presidente da Petrobras precisa necessariamente ser membro do conselho.

Conforme publicou o Valor, o BNDESPar, braço de investimentos em participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), votou a favor da destituição.

Representantes da Previ, da BBDTVM e dos fundos de renda variável da Caixa Econômica Federal se abstiveram.

A demissão simbólica de Castello Branco há dois meses resultou na destituição de mais outros sete membro do conselho. As vagas devem ser preenchidas na mesma assembleia.

Última cotação

A ação da Petrobras (PETR4) encerrou o pregão desta segunda-feira em alta de 1,01%, a R$ 23,89.

(Com Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião