Petrobras (PETR4), IRB Brasil (IRBR3) e Klabin (KLBN11) agitam o mercado financeiro

Entre os destaques do mercado financeiro de hoje (9) está a Petrobras (PETR4), que encerrou seu processo de venda do campo Albacora, terminando as negociações com a PetroRio (PRIO3).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Além da Petrobras, outro tema que agita o mercado financeiro hoje é que a BlackRock aumentou sua posição acionária na IRB Brasil (IRBR3).

Outra empresa que está no radar dos investidores nesta sessão é a Klabin (KLBN11), que teve seu rating atualizado pela agência de classificação de riscos S&P.

Veja os destaques do mercado financeiro de hoje (9):

Petrobras encerra processo de venda do campo Albacora

A diretoria executiva da Petrobras aprovou o encerramento do processo competitivo para venda da concessão de Albacora, que será mantida de forma integral na carteira da estatal.

A Petrobras estava em fase de negociação com a PetroRio para a venda do campo. Porém, mesmo com os esforços de ambas as partes, não foi possível convergir para condições que refletissem a avaliação do ativo para a estatal.

A Petrobras vai dar prosseguimento ao projeto de revitalização de Albacora, localizado em águas profundas da Bacia de Campos, que contempla o desenvolvimento da produção do reservatório de Forno, localizado no pré-sal de Albacora.

O projeto da estatal prevê a contratação de uma nova plataforma do tipo FPSO, que consiste em um sistema flutuante que produz, armazena e transfere petróleo para o campo em substituição às duas unidades de produção que operam no ativo atualmente, que são P-25 e P-31.

A Petrobras afirma seguir plenamente comprometida com seu programa de gestão ativa de portfólio e reforça o compromisso com a ampla transparência dos processos de desinvestimentos.

BlackRock aumenta posição acionária na IRB Brasil

A BlackRock adquiriu ações ordinárias da IRB Brasil. Sendo assim, em 6 de setembro de 2022, suas participações, de forma agregada, passaram a ser de 123.771.309 ações ordinárias, representando aproximadamente 5,015% do total de ações ordinárias emitidas pela companhia.

Além disso, a BlackRock também passou a ter 569.689 instrumentos financeiros derivativos referenciados em ações ordinárias com liquidação financeira, representando cerca de 0,023% do total de ações ordinárias emitidas pela empresa.

Além da posição acionária na IRB Brasil destacada em sua correspondência, a BlackRock também informou que “o objetivo das participações societárias acima mencionadas é estritamente de investimento, não objetivando alteração do controle acionário ou da estrutura administrativa da companhia”.

A BlackRock afirma que não celebrou quaisquer contratos ou acordos que regulem o exercício de direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários emitidos pela companhia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Klabin tem rating atualizado pela S&P

Além da Petrobras e IRB Brasil, outra empresa que chama a atenção dos investidores é a Klabin. A agência de classificação de riscos S&P reafirmou o rating da Klabin em BB+ na escala global e em “brAAA” na escala nacional, assim como manteve a perspectiva estável.

A empresa diz que perspectiva estável indica “nossas expectativas de uma sólida demanda geral e preços elevados para os produtos da Klabin nos próximos trimestres, resultando em dívida sobre EBITDA de cerca de 3,0x e geração interna de caixa (FFO – funds from operations) sobre dívida em torno de 20%”.

A Klabin ainda afirma que espera essas métricas mesmo com os altos investimentos nos próximos dois anos e excluindo os possíveis efeitos temporários de descasamento cambial.

Assim, Petrobras, IRB e Klabin são os principais destaques do mercado financeiro do SUNO Notícias, que informa diariamente os principais acontecimentos do dia.

João Vitor Jacintho

Compartilhe sua opinião