Petrobras (PETR4) anuncia descoberta na Bacia de Campos; ações sobem

A Petrobras (PETR3; PETR4) informou na manhã desta segunda-feira (17) que identificou a presença de petróleo de excelente qualidade no pós-sal da Bacia de Campos. A descoberta ocorreu durante a perfuração de um poço exploratório no bloco Sudoeste de Tartaruga Verde.

Segundo a companhia, o poço 4 BRSA 1403D RJS está localizado a cerca de 108 quilômetros da costa da cidade de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. A perfuração foi concluída e registrou intervalo portador de petróleo por meio de perfis elétricos, indícios de gás e amostras de fluidos.

A estatal afirmou que as amostras coletadas serão enviadas para análises laboratoriais. Esses testes permitirão caracterizar as condições dos reservatórios e dos fluidos encontrados na área.

O bloco Sudoeste de Tartaruga Verde foi adquirido em 2018, na quinta Rodada de Partilha de Produção. A empresa é operadora do bloco com 100 por cento de participação.

Com o anúncio da descoberta e o avanço das avaliações, as ações da Petrobras estão operando em alta na abertura do pregão desta segunda-feira. Por volta das 10h30, os papéis preferenciais da petrolífera sobem 0,89%, a R$ 32,99.

Petrobras (PETR4) estuda Foz do Amazonas

Além da atividade na Bacia de Campos, a Petrobras recebeu autorização no mês passado para realizar pesquisa exploratória na Foz do Amazonas. A licença ambiental foi concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A empresa pretende perfurar um poço em águas profundas do Amapá, a cerca de 500 quilômetros da foz do rio Amazonas. Segundo a estatal, a perfuração já teve início e tem duração estimada de cinco meses.

A iniciativa comandada pela Petrobras (PETR4) busca levantar informações geológicas e avaliar se há petróleo e gás na Margem Equatorial, o que permitirá avaliar o potencial econômico da região.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião