Petrobras (PETR4) ampliará o uso de inteligência artificial com computação em nuvem

A Petrobras (PETR4) inaugurou esta semana o Centro de Competência em Computação em Nuvem (CCC), que tem como objetivo direcionar e acelerar a estratégia de tecnologia da estatal, com a adoção de cloud computing. Companhias de tecnologia como Amazon (AMZO34) e Microsoft (MSFT34) são parceiras da iniciativa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Boa parte do consumo da nuvem da Petrobras será destinado a ampliar a capacidade computacional de alta performance da empresa, em conjunto com os supercomputadores que já operam os sistemas da petrolífera.

A computação em nuvem também acelerará o desenvolvimento de novas soluções e permitirá ampliar o uso de Analytics e inteligência artificial em todas as áreas da companhia.

Os Centros de Processamento Digital (CPD) da Petrobras continuarão suportando processos de negócio, trabalhando em sistemas e dados já existentes.

“A Petrobras investe em tecnologia e inovação como alavanca de negócios. Por meio da tecnologia, a companhia tem capacidade de alcançar fronteiras nunca antes exploradas, viabilizar novos negócios e contribuir positivamente para a sociedade”, informou a empresa em nota.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Petrobras não repassa volatilidade do petróleo ao preço dos combustíveis

A Petrobras (PETR4) não repassa a “volatilidade momentânea” nas negociações do petróleo para os preços dos combustíveis, segundo o o presidente da estatal, general da reserva Joaquim Silva e Luna. A afirmação foi dada no plenário da Câmara dos Deputados na terça-feira (13).

De acordo com o general, para estabelecer ou não um reajuste aos combustíveis, primeiro a Petrobras verifica se o aumento da commodity é estrutural e tem caráter permanente ou se é uma movimentação conjuntural e passageira.

“Quando é conjuntural, a companhia absorve e procura entender ao máximo possível essa lógica de mercado”, declarou Joaquim Silva e Luna.

Silva e Luna respondeu sobre o repasse de aumento da Petrobras para os combustíveis em meio ao avanço dos valores da gasolina em todo o País, que já ultrapassa a marca dos R$ 7 em algumas cidades.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Com informações de Estadão Conteúdo. 

Monique Lima

Compartilhe sua opinião