Petrobras (PETR4) abre o jogo sobre estoque de milhões de barris na margem equatorial

A Petrobras (PETR4) emitiu comunicados nesta segunda-feira (2) em resposta a rumores que circulam na imprensa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240-Banner-Home-2.png

Um deles diz respeito a um suposto estoque da Petrobras de 5,6 bilhões de barris de petróleo em blocos da margem equatorial na região amazônica do Amapá.

“A companhia não informa ou torna público o potencial volumétrico em áreas exploratórias”, disse a estatal em seu comunicado.

“Conforme divulgado em 18/05/2023, a Petrobras está empenhando esforços para obtenção da licença de perfuração nesta região, seguindo comprometida com o desenvolvimento da Margem Equatorial brasileira e reconhecendo a importância de novas fronteiras para assegurar a segurança energética do país e os recursos necessários para a transição energética justa e sustentável”, completou a companhia.

Além disso, a empresa destacou que não há decisão das instâncias competentes na companhia no sentido de adquirir as refinarias que foram alienadas nos últimos anos, assim como não existe definição sobre entrar no mercado de distribuição de combustíveis.

“A companhia também esclarece que eventuais aquisições deverão, dentro da governança estabelecida na Petrobras, passar pelos processos de planejamento e aprovação previstos nas sistemáticas aplicáveis, tendo sua viabilidade técnica e econômica demonstrada”, esclareceu a estatal.

Cotação das ações da Petrobras

As ações PETR4 caem 1,6% no intradia desta segunda (2), aos R$ 34,07. Em uma janela de 30 dias, os papéis sobem 5,5%.

Já em uma janela mais longa, desde o início de 2023, as ações da Petrobras sobem 48%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião