Petrobras criará joint-venture na área de energia renovável

A Petrobras assinou na última quinta (20) um acordo de investimento para a criação de uma joint-venture na área de energias renováveis. A associação será com a francesa Total, por meio da subsidiária Total Eren. O anúncio foi feito nesta sexta (21).

A Petrobras concedeu mais de 10% dos direitos do campo de Lapa para a petrolífera francesa, exercendo a opção de venda do restante de sua participação.

Saiba mais: Venda de ativos da Petrobras é suspensa por ministro Marco Aurélio Mello

O novo empreendimento vai desenvolver projetos nos segmentos de energia eólica e solar. Terá a participação de 49% da estatal brasileira e de 51% da Total Eren.

A joint-venture objetiva desenvolver uma carteira de projetos de até 500 MW de capacidade instalada ao longo de cinco anos. “Nesta nova fase, a Total pagará à Petrobras um valor adicional de US$ 50 milhões, sem considerar os ajustes devidos quando do fechamento da transação”, informou a companhia em nota.

O acordo tem natureza vinculante. Segundo ele, as empresas se comprometem a negociar os documentos necessários para a formalização da joint-venture. Sobre a suspensão do STF à venda de ativos da Petrobras, a estatal também se manifestou. Ela afirma que a decisão não se aplica à cessão da participação no campo de Lapa.

 

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião