Petrobras dá início a fase vinculante para venda de participação na Gaspetro

A Petrobras (PETR3;PETR4) comunicou, na última sexta-feira (10), que deu início a fase vinculante da venda de sua participação, que é de 51%, na Petrobras Gás S.A. (Gaspetro), subsidiária da estatal.

A estatal petroleira informou que as partes qualificadas para esta fase receberão uma carta contendo instruções detalhadas sobre o processo, com diretrizes para a “due diligence” e para o envio das propostas.

A Petrobras destacou que esta operação está em linha com o objetivo de otimização do portfólio e a melhoria de alocação do capital da empresa, com intuito de maximizar o valor para seus acionistas.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Esta divulgação cumpre as diretrizes de desinvestimento da Petrobras e o regime especial de desinvestimento de ativos por empresas federais de capital misto, previstas no Decreto 9.188 /2017”, informou a companhia.

O anunciou do início do processo para venda da fatia da petroleira na Gaspetro aconteceu no dia 27 de fevereiro. A distribuidora de gás natural que está presente em 19 estados brasileiros tem seu controle dividido entre a Petrobras e a Mitsui Gás e Energia do Brasil Ltda, do grupo japonês Mitsiu & Co.

Em meados de março, durante a fase não vinculante, houve um adiamento das operações relacionadas a este desinvestimento. Em maio, porém, o processo foi retomado.

Petrobras negocia refinaria Landulpho Alves com Mubadala

Na última sexta-feira (10), a Petrobras anunciou que a proposta do fundo soberano Mubadala, de Abu Dhabi, durante a fase vinculante, foi a melhor feita pela refinaria Landulpho Alves, situada na Bahia. A petroleira, então, convidou o fundo para dar início às negociações, depois de uma aprovação dos órgãos deliberativos da estatal.

A Petrobras também comunicou, na última sexta, que divulgará o relatório trimestral de produção e vendas no dia 21 de julho e o seu relatório com os resultados do segundo trimestre será apresentado no dia 30 de julho, após o fechamento dos mercados.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião