Petrobras: Castello Branco quer tornar estatal produtora de baixo custo

O presidente da Petrobras Roberto Castello Branco disse nesta terça-feira que pretende transformar estatal em uma empresa de baixo custo.

De acordo com  Castello Branco, o objetivo é aumentar o retorno sobre o capital de investimentos e reduzir os custos por meio de venda de ativos. “Meu sonho é estar apto para implantar uma agenda de transformação que a torne (a Petrobras) uma companhia mais forte, mais eficiente e uma das melhores”, disse.

Saiba mais: Petrobras quer reduzir US$ 8,1 bi em custos operacionais

A fala ocorreu em uma conferência sobre energia na cidade americana de Houston. Castello Branco acrescentou ainda que a Petrobras é a “dona natural e melhor dona” de ativos como as reservas offshore do pre-sal. Porém, o presidente acrescentou que a companhia não pode ser a melhor, ou a dona mais eficiente de outros ativos, como as operações de refino, transporte e distribuição.

Venda da TAG

A Petrobras anunciou que espera vender a sua participação na TAG (Transportadora Associada de Gás), a distribuidora de gás natural da companhia, ainda no mês de março.

Saiba mais: Petrobras – Cade aprova venda de Pasadena para a Chevron

A negociação faz parte do maior plano de desinvestimento individual da empresa e a primeira grande venda de ativos de 2019. “Quero terminar o trimestre com esta notícia, mas não depende apenas de nós”, disse Castello Branco.

Além disso, a estatal informou que deve tomar uma decisão sobre a venda de sua participação na Braskem em até 30 dias. “Alguns fazem planos e promessas para três anos depois” disse Castello Branco. “Mas, três anos depois, eles não estão mais lá. Temos que aumentar a rentabilidade para os acionistas, e rápido”.

Saiba mais: Roberto Castello Branco defende foco na exploração do pré-sal

A diminuição faz parte do plano de desinvestimento da Petrobras, que pretende vender US$ 27 bilhões de ativos de com objetivo de diminuir as dívidas.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião