Petrobras diz que desenvolverá Búzios e Itapu sem comprometer capital

O presidente da Petrobras (PETR4), Roberto Castello Branco, afirmou nesta quinta-feira (7) que a empresa possui condições para pagar R$ 62 bilhões do bônus de assinatura do leilão da cessão onerosa e desenvolver os campos de Búzios e Itapu “sem comprometer sua disciplina de capital a curto e longo prazo”. Além disso, o executivo afirmou que a companhia irá usar sobra de caixa e o crédito de R$ 34,1 bilhões, que tem para receber do governo, para pagar os blocos no dia 27 de dezembro.

A Petrobras protagonizou os leilões de petróleo realizados em dois dias dessa semana. A empresa arrematou dois blocos no leilão da última quarta-feira (7), além de um nesta quinta. Nos dois dias, a presença de empresas estrangeiras foi menor do que o esperado.

Entretanto, o presidente da petroleira brasileira afirmou que, na última semana, a diretora financeira da estatal, Andrea Almeida, já havia autorizado a empresa a seguir sozinha no leilão da cessão onerosa. “Nós não desistimos de nenhum parceiro, eles que desistiram de nós”, disse Castello Branco.

Veja também: Petrobras pretende adotar simulador digital em todas as refinarias até 2020

De acordo com Castello Branco, as petroleiras estrangeiras decidiram recuar por conta da necessidade de comprometimento de capital muito alta. Agora, os investidores estão buscando entender como ficará o endividamento da petroleira, que tem reduzido suas obrigações financeiras nos últimos meses.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A Petrobras também informou que está estudando fazer ofertas para outros dois campos que não foram vendidos na última quarta. São eles:

  • Atapu
  • Sépia

A ideia é fazer uma oferta em um novo leilão a ser realizado no ano que vem. Nesta última licitação, a Petrobras considerou o valor muito elevado para os dois blocos, portanto a decisão para o próximo leilão também deverá levar em conta uma mudança nas condições da venda.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião