Payroll mostra que EUA estão mais perto do ‘pouso suave’ do que da recessão, diz BofA

Após um dado do Payroll que descolou – positivamente – das projeções do consenso de mercado, os analistas do Bank of America (BofA) destacaram que os Estados Unidos estão mais próximos do soft landing do que de uma recessão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

O termo utilizado pelos especialistas da casa – soft landing – se refere à transição de ciclo do momento sem causar uma recessão econômica. A correlação do tema com os dados do Payroll sobre o mercado de trabalho nos EUA se dá em virtude do contexto macroeconômico atual, dado que o país está com um patamar de juros historicamente elevado – de 5,25% a 5,5%.

“O relatório de emprego de dezembro continuou a mostrar um arrefecimento gradual da atividade de trabalho que é mais consistente com um ‘pouso suave’ do que com uma recessão. O Payroll não-agrícola superou as expectativas com um aumento de 216 mil vagas, ante um consenso de 175 mil”, diz o BofA.

“No entanto, foram feitas revisões líquidas em baixa de 71 mil em relação aos dois meses anteriores, dando uma continuidade à tendência observada ao longo do ano. Como resultado, a variação média de três meses no Payroll não-agrícola diminuiu de 221 mil em setembro para 165 mil em dezembro”, segue.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Saúde e Servidores Públicos impulsionaram Payroll

Os analistas ainda chamam atenção para o fato de que o crescimento no Payroll foi catapultado pelos setores do governo (servidores públicos) e de saúde.

“Esses dois setores foram responsáveis por aproximadamente 60% do crescimento do emprego em 2023. Eles também são acíclicos, e pensamos que ambos poderão continuar a impulsionar o emprego nos próximos meses”, diz o BofA.

Os analistas destacam que o crescimento dos empregos no segmento de saúde deriva do envelhecimento da população dos EUA e ainda está 4,3% abaixo de sua tendência pré-pandemia.

“Entretanto, os servidores públicos estão 2,4% abaixo da seu tendência pré-pandemia e o segmento de educação estadual e local ainda está abaixo do nível pré-pandemia”, completa o BofA sobre os dados do Payroll.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião