Passagens aéreas estão 10,71% mais baratas, diz IPCA; veja como capturar promoções para viajar

As passagens aéreas estão mais baratas, segundo o Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro. Os itens registraram uma queda de 10,71% no preço em relação a janeiro de 2024, e já acumulam uma queda de 24,29% no ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Segundo o gerente da pesquisa do IBGE, André Almeida, em janeiro a queda no custo dos bilhetes aéreos foi o mais impactou o índice. “O maior impacto individual veio das passagens aéreas, que tinham subido em setembro, outubro, novembro e dezembro do ano passado e caíram 15,22% em janeiro”, ressalta Almeida.

Apesar disso, os preço das passagens de avião ainda estão longe de compensar a alta de mais de 80% que foi vista nos últimos quatro meses de 2023.

Pensando nisso, foram selecionadas algumas dicas de como comprar passagens aéreas mais baratas.

Como comprar passagens aéreas mais baratas?

Na hora de viajar, a principal dica para conseguir passagens aéreas mais baratas é a antecedência. Planejar uma viagem com datas e preços, garantindo que não haja gastos exorbitantes e desnecessários também ajuda o momento a ser mais proveitoso.

Segundo o gerente de Produtos Aéreos da CVC Corp, Rodrigo Martines, alguns pontos são muito importantes para isso:

  1. Planejar com antecedência;
  2. Escolher os melhores períodos para viajar;
  3. Avaliar combos de viagem;
  4. Não “misturar” companhias aéreas;
  5. Ficar de olho nas promoções.

1. Planeje sua viagem com antecedência

A principal dica é antecedência, segundo o gerente da CVC Corp (CVCB3). Martines explica que desde o início da pandemia, as companhias aéreas ainda não conseguiram retomar a mesma oferta de antes e ainda estão com menos aeronaves e assentos disponíveis.

No entanto, a demanda está muito alta, o que gera um aumento nos preços. No curto e médio prazos, os preços ficam mais elevados, mas com maior antecedência, o cliente consegue se planejar tanto financeiramente, como capturar preços melhores para viajar.

“Com planejamento é possível garantir preços, pelo menos, 30% mais baratos. Geralmente, com 5/6 meses antes da data da viagem os preços estão mais convidativos”, recomenda Martines.

2. Viajar em alta ou baixa temporada

Além da antecedência, escolher as épocas do ano mais baratas para viajar também pode fazer uma grande diferença.

“A baixa temporada, por exemplo, de fevereiro (depois do Carnaval) até maio costuma ser um bom período para comprar. Da mesma forma, entre setembro e novembro”, indica o gerente da CVC.

Outra dica é que, normalmente, 2 ou 3 dias após feriados, existe uma tendência dos hotéis baixarem suas tarifas, de forma que os pacotes também tendem a ter preços mais em conta.

Segundo Martines, os períodos de férias escolares (janeiro e julho) concentram os preços mais altos, devido à alta demanda. Saindo do Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, entre maio e agosto as férias dos europeus e norte-americanos também tende a aumentar os preços.

Viagens pela América do Sul podem ser uma ótima oportunidade, porque estão com preços mais baixos comparativamente em qualquer período do ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

3. Pacotes de viagem com passagens aéreas, hotel e passeios

Para uma viagem com mais conforto, agências de turismo costumam oferecer pacotes de viagem completos, com passagem, hotel e passeios. A depender do destino e das dificuldades na busca, pode ser uma opção mais segura e fácil.

“A mecânica que as companhias aéreas disponibilizam para as agências de viagens é muito interessante e comprar toda a viagem com uma mesma empresa, além de ser positivo para o bolso, também facilita por ser um único contato, em caso do cliente precisar de qualquer apoio”, afirma Martines.

4. Não “misturar” companhias aéreas

Um ponto importante na hora de comprar passagens é comparar os preços das companhias e encontrar quais têm as melhores ofertas. Muitos sites como Decolar.com e Skyscanner apresentam comparações de preços e muitas vezes mesclam ofertas de ida e volta com empresas diferentes. Por exemplo, um voo de ida pela Gol (GOLL4) e de volta pela Azul (AZUL4).

Segundo Martines, isso não deve ser feito. “Mesmo se tiver mais voos dentro do roteiro, [manter] a mesma empresa também facilita o contato e agiliza qualquer processo que seja necessário, como remarcações de passagem”, justifica.

5. Ficar de olho nas promoções de passagens aéreas

Por fim, o gerente ainda diz que é importante estar atento aos produtos exclusivos que agências como a CVC podem oferecer ou como acontecem em algumas datas especiais, como a Black Friday, Dia das Mães, Páscoa e outra datas comemorativas.

Com todas essas dicas, conseguir passagens aéreas mais baratas para viajar pode ser mais fácil. Apesar disso, vale lembrar que ao decidir fazer uma viagem é sempre importante haver um planejamento financeiro, a fim de evitar dívidas ou problemas desnecessários.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião