Pão de Açúcar (PCAR3) despenca 7% e lidera baixas no Ibovespa; entenda por quê

Nesta segunda-feira (25), as ações do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) caíram 7,04%, cotadas a R$ 15,71. O motivo da queda foi um relatório do JP Morgan, que, dois dias antes da publicação do balanço da companhia no segundo trimestre de 2022 (previsto para este quarta), reduziu o preço-alvo do varejista de R$ 37 para R$ 21 e rebaixou a sua recomendação para os papéis de “compra” para “neutro”.

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Os analistas do JP Morgan têm perspectivas pessimistas para as companhia, indicando menor visibilidade em catalisadores que poderiam impulsionar as ações do Pão de Açúcar. Veem a recuperação do varejo alimentar no Brasil como desafiadora, devido ao atual cenário inflacionário e macroeconômico, que deve demorar para mostrar resultados substanciais.

Além disso, o JP afirmou que a instalação do novo governo da Colômbia pode atrasar a monetização do grupo Exito, do GPA, que é líder do setor no país.

Carrefour (CRFB3) e Assaí (ASAI3): preço-alvo elevado

O JP Morgan manteve a recomendação “neutra” para as ações do  Carrefour (CRFB3), elevando o preço-alvo dos papéis de R$ 21 para R$ 23, enquanto para o  Assaí (ASAI3) o JP recomendou “compra”, subindo o preço-alvo das ações de R$ 20 para R$ 23,50.

O Assaí, segundo o JP, tem potencial de crescimento médio anual composto, também conhecido como CAGR, de 20% no lucro por ação, nos próximos 5 anos.

Os analistas veem gatilhos positivos após as conversões das lojas do Extra Hiper ocorrerem depois do terceiro trimestre.

Já o Carrefour está bem posicionado para atuar como consolidador da indústria de varejo alimentar, diz o JP, afirmando que sua alta exposição ao cash&carry, em 70% das vendas, apoia um sólido fluxo de caixa para continuar crescendo. Assim, o Carrefour pode se tornar um dos varejistas de alimentos que mais crescem na América Latina, na visão do JP Morgan.

Nesta segunda-feira (25), as ações do Carrefour subiram 0,41% enquanto as do Assaí caíram 0,96%.

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Quem do varejo vai brilhar no 2T22? XP analisa

A temporada de resultados do segundo trimestre de 2022 terá a divulgação de resultados das principais empresas de varejo alimentar nesta semana. Carrefour (CRFB3)Assaí (ASAI3) e Pão de Açúcar (PCAR3) devem divulgar seus resultados do 2T22 entre os dias 26 e 27 de julho. O que esperar dos números das varejistas alimentares?

A XP Investimentos espera que empresas do varejo alimentar apresentem os seguintes resultados no 2T22:

  • número sólido de vendas, em especial no atacarejo com o acelerado crescimento na retomada do segmento B2B (Business to Business) ou seja, vendas em atacado para bares, restaurantes, entre outros.
  • Rentabilidade desafiadora, em especial para o Carrefour.

Vamos entender a seguir as perspectivas dos analistas para cada companhia de varejo alimentar.

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Carrefour: vendas devem subir

O Carrefour divulga seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2022 na terça-feira (26).

Para os analistas da XP, a empresa deve entregar, novamente, resultados mistos. As vendas do grupo devem subir em 25% na comparação anual, e 17% na comparação trimestral, puxadas pelo desempenho do atacarejo, que deve subir 29% ante o ano passado e 20% em vendas nas mesmas lojas.

O desempenho do varejo alimentar deve seguir resiliente e com crescimento de vendas de 9% na comparação anual.

Entretanto, o varejo em geral, segundo os analistas, deve continuar enfrentando “ventos contrários”, causados pela alta da inflação e fraco desempenho da categoria “não alimentar”.

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Portanto, estimam um lucro líquido para o grupo de R$ 400 milhões, queda de 29,3% contra o mesmo período no ano anterior.

A XP destacou que espera que a margem bruta e a margem EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) do Atacadão fiquem estáveis em 14,7% e 6,7%. Além disso, esperam margens pressionadas para o segmento de varejo, com 22,7% de margem bruta e 4,9% de margem EBITDA.

Os resultados do Banco Carrefour também devem permanecer ligeiramente pressionados na comparação anual, em decorrência de níveis de inadimplência mais elevados.

Assaí: faturamento no varejo deve crescer

O Assaí divulga seus resultados do segundo trimestre de 2022 na quarta-feira (27).

A XP espera que a companhia entregue outro trimestre de resultados positivos, estimando um crescimento no faturamento de 33% na comparação anual e 17% na comparação trimestral, com continuação de vendas fortes desde o final do primeiro trimestre.

De acordo com os analistas, essas vendas foram alavancadas pela expansão da empresa no período, com abertura de 33 novas lojas nos últimos 12 meses e crescimento de 12% em vendas nas mesmas lojas.

Assim, a XP projeta um lucro líquido de R$ 156 milhões para o Assaí, queda de 49% na comparação anual, devido a maiores despesas financeiras advindas do maior endividamento da empresa, que faz frente aos pagamentos das lojas do Extra e também devido ao aumento das taxas de juros.

O trimestre deve ser impulsionado pela recuperação contínua no B2B, tradedown dos consumidores para o atacarejo e carnaval fora de época.

Em rentabilidade, a XP projeta uma margem bruta de 16%, enquanto a margem EBITDA deva ser de 7% na alavancagem operacional.

Pão de Açúcar: transição sem as lojas do Extra

Por fim, para o Pão de Açúcar, que também divulgará seus resultados do 2T22 na quarta-feira (27), o time de análise da XP projetou resultados mistos. Na sua visão o GPA ainda está em transição para uma realidade sem as lojas do Extra Hiper, que vendeu para o Assaí em 2021. Além disso, a XP enxerga a alta inflação como um desafio para a demanda.

A XP projeta um prejuízo de R$ 80 milhões no trimestre para o Pão de Açúcar, com maiores despesas financeiras. Entretanto, o Grupo Éxito deve continuar apresentando resultados sólidos, na avaliação da XP.

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Redação Suno Notícias

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