Pacote Climático de Biden é aprovado no Senado dos EUA; Kamala Harris deu voto de desempate

O Senado americano aprovou neste domingo (7), após uma maratona de debates que durou 27 horas, um projeto de lei de US$ 430 bilhões destinado a combater as mudanças climáticas apresentado pelo presidente democrata Joe Biden.

Veja o Morning Call desta segunda-feira (08/08)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O voto de desempate para o pacote climático de Biden foi da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris

O projeto de lei, que também prevê a redução dos preços dos medicamentos no país e o aumento de alguns impostos corporativos, representa o maior investimento climático na história dos Estados Unidos. 

No âmbito ambiental, a proposta prevê novos investimentos em fontes de energia limpas, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono. 

A aprovação se deu após um pleito disputado, com 51 a 50 votos para a ala pró pacote de Biden após esforços dos senadores republicanos para inviabilizar o projeto, chamado de Lei de Redução da Inflação.

Esse páreo ocorre em um momento que o partido democrata, do presidente Biden, corre o risco de perder sua maioria no Congresso nas próximas eleições legislativas.

Segundo o calendário eleitoral americano, as eleições devem ocorrer em novembro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/11/1420x240-Banner-Materias-1-Consultoria.png

Pacote Climático de Biden agora vai para a Câmara

O texto do pacote climático de Biden segue agora para a Câmara, que deve interromper o recesso de verão para colocá-lo em votação já nesta próxima sexta-feira (12).

A expectativa dos analistas é que o texto seja aprovado com mais facilidade na Casa, considerando que os democratas são maioria.

Em um comunicado, o presidente Joe Biden disse ‘estar ansioso’ para sancionar o projeto de lei.

Líder da maioria no Senado, Chuck Schumer disse, ainda no domingo (7), após a votação, que esse projeto de lei vai “mudar a América por décadas”.

O senador acrescentou que a legislação de Biden contém “o pacote de energia limpa mais ousado da história americana” para combater as mudanças climáticas, reduzindo os custos de consumo de energia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião