Governantes e políticos se pronunciam sobre vitória de Biden

Governantes e políticos de diferentes partes do mundo reagiram há pouco à vitória de Joe Biden na disputa pela presidência dos Estados Unidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Confira as primeiras manifestações, publicadas logo após o anúncio:

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, felicitou Biden e a vice Kamala Harris pela vitória. “Nossos países são amigos próximos, parceiros e aliados. Temos um relacionamento único no cenário internacional. Espero continuar nosso trabalho nessa direção com vocês.”

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A democrata Hillary Clinton, que concorreu Donald Trump nas eleições de 2016, também se pronunciou sobre a vitória. “É uma passagem para fazer história, um repúdio a Trump e uma nova página para a América”, disse. Na publicação, ela agradece a todos que “ajudaram a fazer isso acontecer”.

O ex-presidente Bill Clinton mostrou seu apoio ao novo presidente dos EUA, ao declarar que “a América falou e a democracia venceu. Agora temos um presidente eleito e uma vice-presidente eleita que vão servir a todos nós e nos unir.”

Outro ex-líder que celebrou a ascensção de Biden foi Barack Obama. Em uma carta, ele parabenizou Biden e Kamala, que chamou de amigos. “Sei que ele fará o trabalho pensando no que for melhor para os americanos. Então eu encorajo todos os americanos a darem a ele uma chance e a apoiá-lo.”

O senador republicado Mitt Romney reconheceu a vitória de Biden nesta tarde e parabenizou os vencedores. “Sabemos que os dois são pessoas de boa vontade de caráter admirável.”

Irmão de dois ex-presidentes republicanos, Jeb Bush parabenizou Biden e disse que está rezando por ele e por seu sucesso. “Agora é a hora de curar feridas profundas. Muitos estão contando com você para liderar o caminho.”

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, parabenizou Biden pela vitória e Kamala Harris por fazer história, aludindo ao fato de que ela é a primeira mulher negra eleita para o cargo. “Chegou a hora de curar e a hora de crescer juntos. Pluribus Unum (De muitos, um)”

O próprio Biden usou as redes sociais para se pronunciar. “O trabalho que está na nossa frente será difícil, mas eu prometo o seguinte: serei um presidente para todos os americanos – tenham votado em mim ou não. Eu conservarei a confiança que vocês depositaram em mim”, declarou.

Na sequência, a vice-presidente eleita Kalama Harris foi suscinta na sua comemoração. “Conseguimos, @JoeBiden”, ela postou no Twitter.

Repercussão da vitória de Joe Biden no Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), declarou no Twitter que a chegada de Biden à presidência “restaura os valores da democracia verdadeiramente liberal, que preza pelos direitos humanos, individuais e das minorias”.

Primeiro líder dentre os três Poderes a se pronunciar sobre a eleição, Maia chamou Biden de “presidente eleito” e afirmou que reforça os laços de amizade e cooperação entre os dois países.

O governador de São Paulo, João Doria, também se pronunciou.

Em sua conta no Twitter, ele disse estar feliz com a vitória de Joe Biden. “Ele é um defensor da democracia e das relações multilaterais. Bom para os EUA, bom para o Brasil.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

 

Natalia Gómez

Compartilhe sua opinião